Empregados da Caixa realizam Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa nesta terça (31)

Os empregados da Caixa de todo o país realizam, nesta terça-feira (31), o Dia Nacional de Luta em Defesa do Modelo de Custeio do Saúde Caixa. O protesto é contra os reajustes anunciados pela Caixa na semana passada. Na última quinta-feira 26, a direção do banco enviou um comunicado com os novos valores a serem cobrados dos assistidos pelo Saúde Caixa a partir de 1º de fevereiro. A medida foi tomada unilateralmente, sem apresentar balanços ou debater justificativa com os representantes dos empregados.

De acordo com o documento, a mensalidade dos trabalhadores da ativa e aposentados aumenta de 2% para 3,46% da remuneração base; a coparticipação das despesas assistenciais sobe de 20% para 30% e o valor limite da coparticipação passa de R$ 2.400 para R$ 4.200. Nesse último caso, toda vez que o assistido ultrapassa esse gasto, o complemento é feito pela Caixa.

O reajuste efetuado representa descumprimento do acordo coletivo que obriga o banco a negociar com os empregados mudanças no plano de saúde. O banco está devendo aos empregados que tem pago mais que os 30% do custeio assistencial melhorias no plano

“A medida da Caixa é um desrespeito à cláusula 32ª do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que estabelece a manutenção dos percentuais de mensalidade, da coparticipação e do valor para o teto. A empresa jamais poderia ter tomado uma decisão como essa sem que fosse negociada com o movimento sindical e discutida no Conselho de Usuários”, afirma o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), Dionísio Reis.

“Além de querer economizar com a redução do quadro de bancários, com descomissionamentos e fechamento de agências, o banco quer agora cortar custeio do Saúde Caixa. Um absurdo, que não aceitamos e que será respondido com o aumento das manifestações pelos direitos dos trabalhadores e contra o desmonte do banco público”,completa.

Ação na justiça

A Contraf-CUT, a Fenae e sindicatos de bancários ingressaram, nesta sexta-feira (27), com uma ação judicial para cancelar os reajustes no Saúde Caixa, anunciados pela Caixa Econômica Federal.

O Dia Nacional de Luta é uma orientação da Contraf-CUT contra os reajustes anunciados e indica que aos sindicatos façam atos em concentrações, preferencialmente ligada à gestão de pessoas. A Confederação também recomenda que os sindicatos entrem com ações locais de cumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho, cobrando que não haja o reajuste.

Carta aberta

Para dialogar com a população e com os empregados neste dia de mobilizações, a Fenae e a Contraf-CUT estão disponibilizando em seus sites uma carta a ser distribuída durante as mobilizações. No site da Contraf-CUT, o material está disponível na área restrita, na seção de downloads, para reprodução do material.  

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram