Eleição do Conselho Nacional de Saúde (CNS) será nesta quinta-feira (05), em Brasília

A eleição do Conselho Nacional de Saúde (CNS) está marcada pera esta quinta-feira (05), em Brasília. O processo eleitoral do triênio 2015/2018 contou com a inscrição de 161 entidades e movimentos sociais, sendo 108 entidades e movimentos sociais nacionais de usuários do SUS, 9 entidades nacionais de prestadores de serviços de saúde e 44 entidades nacionais de profissionais de saúde. Foram habilitados 77 entidades e movimentos sociais nacionais de usuários do SUS, 5 entidades nacionais de prestadores de serviços de saúde e 38 entidades nacionais de profissionais de saúde. Não foram habilitados 41 entidades e movimentos sociais. Enfatizamos que o número de inscrições neste Triênio superou as 114 inscrições do último processo eleitoral.

O CNS é composto por 25 comissões, que tem por objetivo assessorar e subsidiar a mesa diretora do Conselho. Dentre elas, a CONTRAF-CUT participa desde a última eleição em 2012 da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador – CIST. A CIST tem como missão a inclusão na pauta do CNS temas relacionados à saúde do trabalhador e discutir as demandas da área.

"O Conselho Nacional de Saúde é um importante espaço democrático e institucional da saúde pública, espaço que se destina a discutir o SUS, seu fortalecimento e consolidação em todo o território nacional. Todas as políticas públicas na área da saúde são apresentadas, debatidas e deliberadas no CNS.  Comprometida com a saúde pública, com o fortalecimento do SUS e com a saúde da classe trabalhadora brasileira. A Contraf-CUT, desde 2012, participa da eleição do Conselho e foi, para o processo eleitoral 2015-2018, habilitada novamente como entidade nacional eleitora”, explicou Walcir Previtale, secretário de saúde do trabalhador da entidade sindical.   

A Comissão Eleitoral reafirma seu compromisso com o processo Eleitoral do triênio 2015/2018 do Conselho Nacional de Saúde e recomenda que as representações das entidades e movimentos sociais habilitados, seja como eleitores ou eleitores-candidatos, se organizem para chegar com antecedência no local da eleição, de forma a garantir a participação no processo eleitoral.

Clique aqui para ver a programação da 4ª Eleição do CNS – Triênio 2015-2018.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram