Durante protesto em Teresina (PI), bancários distribuem pirulitos aos clientes em frente ao Banco do Brasil

O Sindicato dos Bancários do Piauí realizou, nesta quarta-feira (11), uma manifestação em frente à agência do Banco do Brasil da Rua Álvaro Mendes, no Centro de Teresina, de 9h às 10h30, em defesa dos bancos públicos e manutenção do emprego de seus funcionários. A mobilização faz parte da programação nacional de realizar atividades todas as quartas em agências bancárias e alertar à população para o desmonte dos bancos públicos e denunciar os planos de privatização do governo Temer.

Para chamar atenção do público, foi usada faixa com frase em defesa dos bancos públicos e como sinal de protesto, um cartaz com as fotos dos políticos do Piauí que votaram a favor da Privatização e Reforma Trabalhista, bem como uma dupla de emboladores.

O diretor Carlos Arias (Camarão) distribuiu pirulitos aos clientes e fez questão de informar que o ato foi uma forma de protestar contra um superintendente do BB que afirmou, em vídeo, que iria recompensar com pirulitos os bancários que cumprirem meta. “Isso é um absurdo e um afronta à categoria bancária”, ressalta o sindicalista.

Em seu discurso, a diretora Francisca de Assis Araújo reforçou que a categoria está com uma campanha salarial diferenciada por conta de um acordo firmado entre bancários e donos de bancos, e que se estende até 2018. Ela falou ainda sobre a tentativa de abertura do capital da Caixa e as consequências que isso trará para população. “O governo federal congelou, por vinte anos, os investimentos sociais e o mesmo governo deixou livre o pagamento dos juros da dívida. Temos que defender os bancos públicos – BNB, Caixa e BB – que realmente fazem o papel de proporcionar o desenvolvimento do país”, justifica.

De Assis ressaltou que o povo é quem sustenta os políticos que votaram a favor da retirada dos direitos dos trabalhos, por isso é necessário memorizar quem são aqueles que não devem votar nas próximas eleições para poder mudar a realidade do país. “Isso porque temos um Judiciário e Executivo corruptos, e um Legislativo que não tem qualificação”, acrescenta.

O diretor de Formação Sindical do Sindicato dos Comerciários do Piauí, Paulo Santos, marcou presença na mobilização e manifestou apoio aos bancários. Ele também defendeu a Caixa como patrimônio do povo e a continuidade dos concursos públicos. “Temos que dar um basta nessa corrupção, senão o país não vai para frente”, pondera, acrescentando que o governo quer sucatear as instituições brasileiras para vender aos estrangeiros a preço de “banana”.

O presidente do SEEBF-PI, Arimatéa Passos, avaliou positivamente a manifestação no BB, “até porque os bancários de todo o país tem que começar a participar deste tipo de mobilização porque a defesa do emprego não é somente dos bancos públicos, mas de todos os trabalhadores brasileiros. A onda de desemprego está enorme, pois são 14 milhões de desempregados e o Brasil não está tendo crescimento”, diz, mencionando que a população tem que se preocupar com seu emprego.

Na oportunidade, ele defendeu a soberania do país e a existências dos bancos públicos, “pois se venderem as empresas estatais não haverá mais soberania. Tem que ser do povo, é do povo e foi feita para o povo”, completa Arimatéa.

O vice-presidente, Odaly Medeiros, também mostrou sua insatisfação quanto à corrupção desenfreada que tomou conta do país e a situação recorrente que vem prejudicando o trabalhador. “O que o governo está fazendo é o desmonte, desestruturação dos bancos públicos. O BNB, o BB e a Caixa são do povo. E se é bem nosso, por que vender o patrimônio público?”, questiona ele, repudiando a postura de quem está administrando o país de forma errada.

Para finalizar, o diretor-geral José Ulisses relata que “o governo Temer está querendo fazer ajustes no país em cima da classe trabalhadora

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram