DRT-RJ levanta irregularidades no Santander

(Rio) A DRT-RJ enviou o relatório das fiscalizações realizadas a partir de denúncia da Federação dos Bancários do RJ/ES e dos sindicatos filiados contra o Santander em virtude da convocação para trabalho no feriado da semana-santa. O documento relata as ocorrências averiguadas nas bases dos sindicatos do Rio de Janeiro, Petrópolis, Baixada Fluminense e Campos. Em Niterói também houve fiscalizações, mas o relatório ainda não foi concluído.

 

Foram constatadas, além do trabalho em dia de descanso, diversas outras irregularidades. A única agência em que não houve atividade no sábado de Aleluia foi a de Petrópolis. Em todas houve casos de excesso de jornada. Foram constatadas também situações de gerentes ou supervisores sem registro de jornada e, portanto, sem pagamento de horas extras, não fornecimento de vales-transporte ou pagamento em espécie, irregularidades na concessão de férias e no recolhimento de FGTS, entre outras infrações.

 

Em todas as fiscalizações realizadas, foram lavrados os autos de infração relativos às irregularidades constatadas pelos fiscais da DRT.

 

Reclamações

Segundo relatório mensal do Banco Central, o Santander é o campeão em reclamações de clientes no primeiro semestre de 2006. Neste período, somente em fevereiro o Santander não ficou em primeiro lugar no ranking. Entre as queixas mais comuns estão o mau atendimento, falta de informações sobre os contratos e produtos e as tarifas abusivas dos serviços. No ano de 2005 o Santander ficou em primeiro lugar em insatisfação dos consumidores entre os bancos privados, ficando atrás somente da CEF na classificação geral.

 

Fonte: Feeb RJ/ES

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