Dois banc rios de Bras¡lia sÆo eleitos deputados

(Brasília) A ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília (1992-1998) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do DF Erika Kokay (PT) foi reeleita com 22.913 votos para a Câmara Legislativa de Brasília. Além de Erika, também foi eleito Geraldo Magela (PT), ex-presidente do Banco Popular e funcionário do Banco do Brasil. Magela foi eleito para a Câmara dos Deputados com 87.649 votos.

 

Nascido em patos de Minas (MG), Magela mudou-se para Brasília no final dos anos 70, já como funcionário concursado do Banco do Brasil, onde começou sua atuação no movimento sindical bancário. Foi um dos fundadores do PT do DF, do qual é filiado desde 1983. No PT, exerceu vários cargos na direção, como tesoureiro, secretário e presidente regional. Foi secretário-geral do PT nacional em 2001. Em 2002 concorreu ao governo do Distrito Federal.  

 

Bancária da Caixa Econômica, Erika é formada em psicologia e completou 30 anos de vida pública em 2006. Erika nasceu em Fortaleza (CE) em 15 de agosto de 1957 e mudou-se para Brasília em 1975. Durante a ditadura militar, iniciou sua atuação como dirigente estudantil, sendo punida com a expulsão da Universidade de Brasília (UnB). Mesmo assim, continuou na militância estudantil. Após a anistia, retornou à UnB por ação judicial e concluiu o curso de psicologia em 1988.

 

Em 1982, Erika ingressou na Caixa Econômica, quando organizou a primeira greve de funcionários da Caixa e se inseriu no movimento sindical bancário. Líder nacional da categoria bancária, ela foi secretária-geral da então Confederação Nacional dos Bancários (CNB-CUT).

 

No PT, Erika foi dirigente regional, membro do Diretório e da Executiva Nacional. Renunciou ao cargo na Executiva ao ser eleita presidente da CUT-DF, em junho de 2000. Em 2002, candidatou-se pelo PT e foi eleita deputada distrital com mais de 14 mil votos.

 

Fonte: Seeb Brasília

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram