Disposição de luta marca primeiro dia da greve no Estado de São Paulo

Após assembleias amplamente representativas realizadas na quarta-feira, dia 23, diversas agências amanheceram fechadas nesta quinta-feira, dia 24, na base da FETEC/CUT-SP.

A espontaneidade dos bancários foi a marca desse primeiro dia de greve da categoria, inclusive com ampla adesão nos bancos privados como reflexo da indignação dos funcionários frente à proposta rebaixada da Fenaban.

Em São Paulo, até as 12h30, o movimento já era forte, com adesão de 16.100 trabalhadores de 264 locais de trabalho, sendo sete centros administrativos. A expectativa é de que o movimento continue crescendo.

No ABC Paulista, a greve atingiu nesta quinta-feira as agências de Santo André, com exceção do Bradesco que abriu após às 12h. Na base de Mogi das Cruzes, permanecem fechadas todas as agências de Suzano e de Mogi.

Na cidade de Catanduva, a adesão é de 90% das agências. “Os bancários estão conscientes de que estão no seu direito de pressionar por melhorias na proposta”, relata o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva, Luiz César de Freitas, o Alemão.

Na cidade de Assis, mantiveram-se fechadas todas as agências, inclusive Bradesco. Na cidade de Palmital, o sindicato registrou adesão de agências da Caixa Federal, Nossa Caixa e Banco do Brasil. “A participação está acima da expectativa, inclusive com bancários integrando as comissões de esclarecimento do sindicato”, afirma a presidente do Sindicato dos Bancários de Assis, Madalena Leite da Silva Nizoli.

Na cidade de Bragança, o movimento segue tranquilo atingindo 11 das 15 agências e cerca de 200 bancários parados.

Em Jundiaí, a greve parou praticamente todo o centro bancário, com exceção do Bradesco e Itaú.

Na cidade de Limeira, começou forte na região central. As exceções ficaram com Bradesco e BB que permaneceram fechados apenas uma hora. “Notamos uma grande disposição do bancário de manterem-se mobilizados até que os banqueiros revejam sua proposta”, comenta a presidente do Sindicato dos Bancários de Limeira, Dalva Radeschi.

Na cidade de Presidente Prudente, a greve atinge as principais agências da região central e dos bairros. Foram registrados problemas com interdito e polícia no Bradesco.

Em Taubaté, permanecem fechados todos os bancos, com exceção do Bradesco que abriu após às 12h. “A reação da base é espontânea. Nossa expectativa é de ampliar o movimento”, avisa o presidente do Sindicato dos Bancários de Taubaté, Luis Antonio da Silva.

Em Araraquara, estão fechadas as agências da região central, com exceção do Itaú, que abriu após às 12h30. Na região central de Guarulhos, permanecem fechadas todas as agências do Itaú e algumas da Caixa Federal e Nossa Caixa.

Em Barretos, houve retardo da abertura da maioria das agências até às 12h, sendo que o Banco Nossa Caixa de Barretos, juntamente com a Caixa Federal e Nossa Caixa de Guairá paralisaram as atividades o dia todo.

Em Bauru, seguem fechadas a maioria das agências, com exceção do Bradesco e Itaú.

Na base do Sindicato do Vale do Ribeira e Região, assembleia para deflagração da greve ocorre no início da noite desta quinta-feira.

“Os bancários estão trazendo com força a sua resposta à postura dos banqueiros. Para esta sexta-feira, a expectativa é de fortalecer o movimento nos locais já paralisados e ganhar novas adesões até que a Fenaban apresente proposta que atenda aos anseios da categoria no que diz respeito a aumento real, melhorias na PLR, valorização dos pisos, fim das metas abusivas e do assédio moral, mais segurança e igualdade de oportunidades para todos os bancários”, avisa Pedro Sardi, secretário-geral da FETEC/CUT-SP.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram