Diálogos de coragem e superação no Outubro Rosa Bancário 2017

Pelo segundo ano consecutivo, o Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI) realizou, na quarta-feira (18/10), o Outubro Rosa Bancário 2017. O evento que aconteceu na sede o Sindicato apresentou uma programação variada com palestras e roda de conversa com pacientes em tratamento. Uma oportunidade de diálogo e troca de informações em prol da prevenção e combate ao câncer de mama, doença que atinge milhares de mulheres todos os anos.

A nutricionista Aline Freire, durante a palestra “Alimentação e câncer de mama”, falou sobre a importância de um estilo de vida saudável e da alimentação natural, contra os malefícios dos alimentos industrializados.  A nutricionista também elogiou o engajamento do Sindicato dos Bancários do Piauí nesta campanha. “O Outubro Rosa é uma campanha de sensibilização para que as mulheres tenham cuidado e atenção com o corpo e adotem um estilo de vida saudável, hábitos alimentares saudáveis, atividades físicas. A gente sabe que 30% dos casos de câncer de mama estão relacionados ao estilo de vida. Hoje a participação dos presentes foi ótima, terminamos tarde, todo mundo querendo falar. Foi muito participativo, esse diálogo é muito importante”, frisou Aline.

O psicólogo Barbosa, que proferiu a palestra “Ressignificando a vida”, destacou a importância de eventos que reúnem pessoas, gerando interação positiva em quem as pessoas podem se influenciar uns aos outros. “Não é só uma palestra, mas um encontro de corações, de mentes. Não há nada melhor que isso para mudar alguma coisa, porque as pessoas juntas fazem muito mais do que separadas. Esses eventos têm uma força muito grande de conscientização. Essa troca de energia, de palavras, de experiências é uma essência que a gente não pode perder, e estamos perdendo por causa da internet, da TV. Parece que funcionamos no automático, não sabemos como reagir diante das coisas, não conseguimos mudá-las porque a gente não sai mais de casa, estamos atrás de uma tela de computador ou de TV, e a mudança só ocorre mesmo quando as pessoas se encontram”, disse Barbosa.

A diretora do SEEBF-PI, Lusemir Carvalho, ressaltou a importância de abraçar uma campanha sobre um tema tão importante. “O evento foi excelente, com excelentes palestrantes. A Aline Freire foi muito enfática em relação à alimentação. A gente é o que a gente come. A alimentação, junto com a prevenção e diagnóstico precoce, são fatores muito fundamentais para o processo de cura. Com a palestra do psicólogo Barbosa aprendemos a importância da ressignificação e da resiliência, porque é muito importante você se ajudar, não colocar o foco só no problema, tentar ver com outros olhos aquele problema e conseguir superar”, disse Lusemir.

 

Rodas de conversa: força e superação

As pacientes em tratamento, Alcione Nunes e Balbina relataram um pouco de suas lutas contra a doença. Alcione Nunes frisou a importância do diagnóstico precoce e a incidência da doença cada vez mais cedo. “Antigamente víamo essa doença em mulheres depois de 60 anos e hoje as mulheres são acometidas cada vez mais jovens. Existe muito mito, por exemplo, a mamografia que só é liberada para a mulher a partir dos 40 anos. O estilo vida, em relação ao câncer, deve ser bem mais olhado do que a própria genética. Vimos aqui, na palestra da nutricionista Aline Freire, que a genética é considerada em 5% a 6%, e isso é muito pouco para o número de mulheres acometidas com câncer de mama. E em mulheres cada vez mais jovens”.

Alcione Nunes relatou ainda a importância de cuidar da saúde, estar alerta, pois o diagnóstico precoce é crucial na batalha contra a doença. “Esses eventos são extremamente importantes. Informação nós temos, mas não vamos atrás. Eu sou exemplo disso, eu sempre soube, mas eu relaxava, achava que não tinha o perfil. Eu não bebo, não fumo, não tinha sobrepeso. Eu não me enquadro, mas aconteceu. O que temos a nosso favor é a descoberta precoce. É melhor encontrar tempo para cuidar de nossa saúde, do que ter que encontrar tempo para cuidar da doença. É importante estar sempre alerta”.

A diretora de Mulheres do SEEBF-PI, Fabiana Bezerra, comentou sobre o aprendizado que o evento trouxe. “Foi muito importante, informativo e enriquecedor. A palestra da nutricionista Aline Freire trouxe informações importantíssimas, porque o nosso estilo de vida tem tudo a ver com a causa do câncer. Às vezes a gente pensa que só acontece com os outros e esquecemos de nos cuidar. A palestra do psicólogo Barbosa destacou a importância de a gente cuidar também da mente, se não, como se consegue enfrentar uma doença como essa se não tiver resiliência, se não der outro significado a esse processo de tratamento? A Roda de conversa com a Alcione e a Balbina mostrou a superação delas, da descoberta até o tratamento, e vimos que elas estão fortes. O Sindicato não poderia ficar de fora desse movimento que é tão importante”.

A diretora Lusemir Carvalho também elogiou o momento de aprendizado. “Os testemunhos das pacientes em tratamento foram de um ensinamento fantástico. Eu entendi que elas perceberam a dimensão do problema quando descobriram a doença, ficaram no chão, mas depois superaram e hoje fazem dessa experiência uma motivação para outras mulheres. Em primeiro lugar Deus, e depois o apoio da família. O evento foi maravilhoso”.

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram