Dia nacional de luta em SP cobra respeito a direitos no BB

São Paulo – Funcionários do Banco do Brasil de diversas partes do país promoveram Dia Nacional de Luta para cobrar da direção da empresa a preservação de todos os direitos dos funcionários da Visin (Vice-Presidência de Serviços, Infraestrutura e Operações), que passa por reestruturação.

Em São Paulo, os atos na manhã de sexta-feira 15 ocorreram nos complexos administrativos São João (foto) e Cenop Imobiliário, no centro da capital. Com faixas e pronunciamentos à população, os dirigentes sindicais denunciaram a insegurança que vivem os trabalhadores do setor em diversos estados. Também alertaram sobre o risco de privatização de todas as estatais – municipais, estaduais e federais -, caso o Projeto de Lei do Senado 555 (PLS 555/2015) seja aprovado na retomada das atividades dos senadores em fevereiro.

Propostas – A negociação com o BB sobre a Visin está marcada para a terça 19. Antes, na segunda 18, os funcionários da Plataforma de Suporte Operacional (PSO) de São Paulo, Osasco e região se reúnem em plenária a partir das 19h na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413). O setor é um dos atingidos pela reestruturação.

“Já deixamos claro ao banco que os funcionários não podem ser prejudicados e, para isto, propusemos a criação de Verba de Caráter Pessoal Reestruturação por um ano, que os trabalhadores que tiverem cargos extintos tenham preferência na seleção quando surgirem funções comissionadas e que ninguém tenha de mudar de cidade caso haja redução no setor”, afirma o diretor do Sindicato e integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, João Fukunaga. “Queremos resolver tudo na mesa de negociação, mas os atos desta sexta em vários estados mostram que a reação do funcionalismo em defesa dos direitos será forte se isso não ocorrer.”

Além de São Paulo, aconteceram protestos e paralisações em Niterói, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Recife e Brasília. 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram