Dia Nacional de Luta agita bancários e clientes em São Paulo

(São Paulo) Na manhã desta quinta, dia 13, durante a terceira rodada de negociação com a Fenaban, agências e departamentos em toda a base do Sindicato de São Paulo foram visitados por representantes dos trabalhadores em mais um Dia Nacional de Luta da campanha nacional. Diretores do Sindicato distribuíram a Folha Bancária e usaram equipamentos de som para informar os bancários sobre o andamento das negociações e sobre as principais exigências da categoria.

A atividade desta quinta também serviu para distribuir a última edição do Jornal do Cliente, que mostra os abusos cometidos pelos bancos. As informações detalhadas sobre os valores das tarifas e dos juros estratosféricos cobrados mostram os porquês dos seus lucros bilionários.

“A publicação aponta que, desde 1994, o preço das tarifas subiu quase cinco vezes mais que a inflação e que os bancos brasileiros pagam pouco pelo dinheiro aplicado e cobram demais para quem pega emprestado”, disse a diretora do Sindicato Adriana Magalhães, presente nas atividades realizadas em diversas agências da região central de São Paulo.

Para o cliente do HSBC Isaac Gonçalves, que folheava o Jornal do Cliente em frente à sede da Nossa Caixa, na Rua XV de Novembro, o que os bancos fazem beira a ilegalidade. “A agiotagem é proibida, mas os banqueiros são os maiores agiotas e, por incrível que pareça, ninguém faz nada para impedi-los.”

Já para o desempregado Antonio Gomes, as tarifas de juros cobradas pelo cartão de crédito (que beiram os 300% anuais) acabam prejudicando as pessoas. “Estou com toda a minha vida bloqueada por causa de um cartão de crédito que me deram na Caixa Econômica. Se você se enrola e deixa de pagar um mês que seja a coisa vai crescendo e fica impagável. E agora estou desempregado. Como vou fazer para acertar minha vida?”, questiona.

Todo Brasil
O Dia Nacional de Luta está sendo realizado por todo o Brasil nesta quinta, com atividades, protestos e paralisações para pressionar os bancos. As atividades estão programadas para todo o mês e vão culminar com uma série de reuniões com autoridades em Brasília, agendadas para a última semana de setembro.

Fonte: Danilo Pretti Di Giorgi – Seeb SP

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram