Dia Internacional de Luta do Itaú em BH é marcado por protestos e irreverência

(Belo Horizonte) O Dia Internacional de Luta dos Funcionários do Itaú em Belo Horizonte foi marcado por protestos e irreverência. Os bancários ocuparam a Praça Sete no centro da Capital e distribuíram uma Carta Aberta com o título “Itaú: Imperfeito para você”, denunciando a falta de respeito do banco para com os funcionários, clientes e usuários. Durante a manifestação os bancários denunciaram o lucro astronômico do banco que somente nos nove primeiros meses deste ano foi superior a R$ 6 bilhões e que apesar dos bancários serem os principais responsáveis por estes resultados, eles não são valorizados.

Visando ganhar o apoio da população, os bancários optaram pela irreverência ao montar uma feira em plena praça para denunciar que ” pimenta nos olhos dos outros é refresco”, fazendo uma alusão às metas absurdas do programa AGIR e às tarifas absurdas cobradas pelo banco. Já quando se fala em uma distribuição justa do lucro “o que sobra para os funcionários é uma banana e eles ficam com o gosto amargo do jiló e o azedo do limão na hora de serem reconhecidos”. Quando tem problema com o cliente, o funcionário tem que “descascar o abacaxi e resolver o pepino que sobrou para ele”. Por isso, os funcionários do Itaú, em nível internacional, realizaram um dia de luta para conquistar “pelo menos uma cereja nesse bolão do lucro”, que deve chegar a R$ 8 bilhões em 2007″. A população apoiou a manifestação, os justos protestos dos bancários e participou da encenação teatral mostrando a situação vivida pelos funcionários dentro do banco.

Para o funcionário do banco e diretor do Sindicato Ted Silvino, a manifestação cumpriu o seu objetivo ao denunciar de forma contundente o desrespeito com que o banco trata os seus funcionários, clientes e usuários. “Denunciamos para a população a falta de segurança nas agências da Região Metropolitana de BH, as filas quilométricas e a retirada de direitos dos bancários de instituições financeiras adquiridas pelo Itaú em todo o mundo”, afirmou.

Fonte: Seeb BH

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram