Deputados votam reconhecimento das centrais nesta terça-feira

(São Paulo) Milhares de trabalhadores vão lotar as galerias do plenário da Câmara dos Deputados e as principais ruas de Brasília nesta terça-feira, 11, para pressionar os parlamentares a aprovarem o projeto de lei que regulamenta as centrais sindicais. Os bancários vão engrossar o coro com dezenas de caravanas que já partiram de diversas cidades do país rumo à capital federal.

“Esta terça-feira é um dia histórico para toda a classe trabalhadora. Com a regulamentação das centrais, o movimento sindical que sempre representou os trabalhadores de fato passa a ser juridicamente reconhecido”, destaca Vagner Freitas, presidente da Contraf-CUT.

A votação do projeto de lei nesta terça-feira foi fruto de um acordo firmado na Câmara dos Deputados na semana passada, depois de apreciarem as Medidas Provisórias que trancavam a pauta. O acordo público foi selado entre a Presidência da Câmara e o plenário, mesmo a contragosto do PSDB e do DEM, que tentavam obstruir a sessão de quarta-feira passada.

Vagner Freitas afirma que o Projeto de Lei 1990/07, que prevê o reconhecimento das Centrais Sindicais, mantém o texto original que foi acordado entre as centrais. “Por isso a Contraf-CUT convoca todos os dirigentes e a militância para lotarmos as galerias da Câmara Federal, a partir das 12 horas de terça-feira”.

Além do reconhecimento das centrais sindicais, os trabalhadores também querem viabilizar a instituição da contribuição negocial e o fim das demais formas de cobrança.

Fonte: Contraf-CUT, com informações da CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram