Depois de relatar assédio ao RH, bancária é demitida da BV Financeira

Com mais de cinco anos de casa, uma trabalhadora da BV Financeira, que tinha acabado de ganhar uma promoção por mérito, foi surpreendida quando, em reunião com um chefe e três colegas, escutou deles que havia um problema “pessoal” a ser enfrentado pela equipe. “Disseram que o problema não era profissional e sim pessoal. Que minha voz os irritava. Eu falo alto, eu sei… Mas sou assim e sempre fui uma boa funcionária. Foi muito constrangedor”, conta.

Ao se sentir injustiçada, a bancária acreditou que poderia encontrar uma solução dentro da BV. Assim, relatou a situação ao departamento de Recursos Humanos, pelo telefone. Depois de duas semanas, a funcionária tirou 20 dias de férias e, na volta, foi informada de que seu trabalho continuaria a ser realizado por outro empregado. “Me tiraram todo o serviço. Foi horrível.”

Depois de 15 dias, a empregada foi demitida. “Me disseram que eu não tinha o perfil. Isso porque eu tinha acabado de ganhar uma promoção por mérito!”, indigna-se.

Denuncie ao Sindicato

Uma das políticas de gestão de pessoas da BV Financeira consiste em fazer o trabalhador acreditar que pode resolver os problemas internamente, por meio do departamento de Recursos Humanos. O banco disponibiliza canais de comunicação “RH com Você”, ouvidoria interna, e “Central RH”, consultoria de processos e atendimento de RH, para “monitorar” o ambiente de trabalho, segundo o site do Banco Votorantim, que detém a financeira.

O Sindicato dos Bancários de São Paulo orienta os trabalhadores a fazer suas denúncias à entidade da categoria. “O exemplo da BV é um alerta para que os bancários não entrem nessas armadilhas criadas pelos bancos, que demitem quem denuncia ou quem é denunciado, conforme sua conveniência”, previne a secretária-geral do Sindicato Raquel Kacelnikas.

Para denunciar problemas enfrentados no local de trabalho, entre em contato com o Sindicato.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram