Debates marcam a primeira noite do 10º Congresso Regional dos Bancários de Vitória da Conquista e Região

O 10º Congresso Regional dos Bancários de Vitória da Conquista e Região teve início na noite desta sexta-feira (20), na sede do Sindicato. Na mesa de abertura, participaram representantes de diversas entidades e movimentos sindicais, como a Adusb, a OAB, o Sindicato dos Bancários da Bahia, Lute Sindicato e o Sindicato dos Rodoviários.

Logo após, os palestrantes Ruy Medeiros, advogado, historiador e professor da Uesb; Emanoel Souza, presidente da Federação dos Bancários dos Estados da Bahia e Sergipe; Manoel “Mané Gabeira” Rosa, diretor-executivo da Intersindical; e Juliana Donato, representante dos bancários do Caref – Conselho de Administração do Banco do Brasil, fizeram suas colocações.

Foi discutido o cenário político e econômico e como as mudanças no governo afetam a classe trabalhadora. Foi abordada também a importância das mobilizações e da conscientização dos bancários quanto aos ataques aos direitos trabalhistas. O debate foi intenso e contou com ampla participação da categoria.

Para a bancária Camila Souza, do Banco do Brasil de Belo Campo, a presença de representantes de diversas correntes sindicais contribuiu para o engrandecimento das discussões. “O Congresso está sendo um evento maravilhoso para entendermos mais o momento que estamos vivendo no país. Achei interessantíssima a diversidade de opiniões dos palestrantes, tudo muito democrático. Isso contribui para que a gente tenha uma posição e também para o maior esclarecimento da população bancária”, afirma.

Para o diretor do Sindicato, Rone Von Pales, a grande participação da categoria no evento foi bastante positiva. “Pudemos contar com a presença dos bancários de toda a base e isso demonstra que os bancários estão mais conscientes, desejando participar mais ativamente das mobilizações do Sindicato”, conclui.

Ampla participação da categoria marcou a décima edição do Congresso Regional

O segundo dia do 10º Congresso Regional dos Bancários de Vitória da Conquista e Região começou com um café da manhã na sede do Sindicato. Após o credenciamento, a categoria prestigiou a palestra da economista e representante do Dieese-BA, Ana Georgina Dias.

Ana Georgina explanou sobre o atual cenário econômico do país e como as alterações orçamentárias afetam a categoria bancária. "É importante que o Sindicato promova eventos como este para fortalecer o movimento dos bancários neste momento de retirada de direitos", explicou.

Logo após a palestra, foram realizadas as propostas de alteração no estatuto do Seeb/VCR. De acordo com o diretor de Assuntos Jurídicos, Rodrigo Maia, é importante a participação da categoria na tomada de decisões para que haja uma maior legitimidade na atuação do Sindicato. "O estatuto é importante para resguardar a atuação do Sindicato em relação às demandas da categoria, e suas alterações servem para atualizar e formalizar as regras aprovadas pelos bancários", afirma.

A forte presença dos bancários mostra, mais uma vez, o poder de mobilização que a categoria possui. Para a bancária Maria Madalena Silva, da CEF de Paramirim, o Congresso é uma oportunidade de fortalecer a luta dos trabalhadores. "É muito importante a categoria estar se reunindo e discutindo questões como o estatuto do Sindicato, por exemplo. Às vezes, para nós que trabalhamos em outra cidade, é interessante a ver o que está sendo feito. Um evento como este fortalece muito o movimento sindical", explica.

De acordo com o presidente do Seeb/VCR, Paulo Barrocas, a participação da categoria superou as expectativas. "Percebemos que este foi um dos maiores congressos de bancários já realizados em nossa base. A diversidade de opiniões expostas pelos palestrantes e pela categoria contribuiu para o enriquecimento das discussões e legitimou as decisões tomadas durante o encontro", conclui.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram