Debate sobre conjuntura abre plen ria da Conferˆncia

(São Paulo) Depois de quatro dias de muito debate em treze encontros específicos, os cerca de oitocentos delegados que participam da 8ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro reuniram-se neste sábado em uma única plenária. Até domingo, os participantes do evento vão definir a pauta de reivindicações e a estratégia de mobilização para a Campanha Nacional dos Bancários 2006.

 

A abertura dos trabalhos de hoje contou com a participação do senador Aloizio Mercadante, do sociólogo e professor da Uerj, Emir Sader, e do presidente da CUT Nacional, Artur Henrique.

 

Mercadante destacou a importância histórica dos bancários na luta dos trabalhadores brasileiros. O senador também ressaltou a importância dos bancos públicos no incentivo ao desenvolvimento do Brasil e na distribuição de renda.

 

O sociólogo Emir Sader apresentou uma aula sobre conjuntura política e econômica no Brasil e no mundo. Sobre as eleições de outubro, Sader declarou seu voto em Lula e disse que os ataques que o PT vêm sofrendo mostram que o governo não agrada à direita. “Os pobres estão com o Lula. Ao contrário do PSDB que ficou oito anos no governo federal e é rejeitado pelos pobres”, disse.

 

Ele defendeu a união das esquerdas brasileiras num segundo mandato de Lula e exortou os sindicalistas a lutarem muito em defesa dos trabalhadores. “Não tem sentido eleger um governo de esquerda se não for para lutar por justiça social. Porque hoje o Brasil está vivendo uma grande luta de classes”, afirmou. Emir Sader também ressaltou a importância da criação da Contraf-CUT. “Vocês estão inseridos num lugar fundamental e estratégico, que é o Sistema Financeiro Nacional. E vocês têm capacidade para resistir e lutar muito contra os poderosos donos do capital financeiro”.

 

O presidente da CUT, Artur Henrique, falou da sua satisfação em participar do Congresso e que a organização da Contraf-CUT mostra que o movimento sindical tem muito o que se espelhar nos trabalhadores do ramo financeiro.

 

Após o debate político, a plenária fez uma pausa para o almoço. Os trabalhos da tarde começam com uma apresentação macro-setorial do Dieese, que também vai falar sobre o novo perfil dos trabalhadores do ramo financeiro. Logo após acontecem os debates das reinvindicações de saúde. 

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram