CUT vai participar da discussão da reforma tributária, diz secretário

O secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Quintino Severo, afirmou ontem (23) que os trabalhadores querem e vão participar das discussões da proposta de reforma tributária.

“A reforma tributária interessa muito aos trabalhadores. Portanto, nós estamos empenhados nesse debate e queremos acompanhar e intervir nesse processo de construção de proposta durante a tramitação [no Congresso Nacional]”, disse em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

O sindicalista reconheceu que a reforma é positiva, mas alguns pontos preocupam os trabalhadores.

“A reforma é positiva no aspecto da simplificação da tributação no Brasil, na medida em que unifica os impostos, com a criação do Imposto de Valor Agregado (IVA), em nível federal. Entretanto, entendemos que existem várias lacunas na proposta de reforma que o governo está apresentando”, disse Quintino.

A primeira lacuna, segundo o representante da CUT, diz respeito à substituição do salário-educação e o fim dos impostos hoje destinados especialmente à seguridade social – o Cofins e a Contribuição sobre Lucro Líquido (CSLL).

Quintino disse que outra preocupação dos trabalhadores é a forma como foi apresentada a proposta de desoneração da folha de pagamento, ou seja, a redução da contribuição patronal sobre a folha de pagamento, que, segundo ele, pode diminuir os recursos para a seguridade social.

“Nós concordamos e defendemos que haja uma desoneração da folha. Nossa proposta é que seja feita sobre o faturamento e não mais sobre a folha de salários da empresa”, defende Quintino.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram