CUT e centrais realizam ato nesta terça em frente ao BC em Brasília

A CUT e as demais centrais realizam nesta terça-feira (26) o Dia Nacional de Lutas pela redução imediata dos juros. A concentração está marcada para as 9h, em frente à sede do Banco Central, em Brasília, com ato político às 10h.

Segundo Sérgio Nobre, secretário-geral nacional da CUT, a manifestação dá continuidade às ações unificadas promovidas pelas centrais sindicais, como o dia nacional de luta realizado em 12 de novembro, quando a militância foi às ruas para exigir o fim do fator previdenciário e a correção da tabela do imposto de renda.

As entidades escolheram o dia 26 para a mobilização devido ao calendário do Copom (Comitê de Política Monetária), que nesta semana realiza a última reunião do ano que definirá o índice da taxa Selic.

A CUT e as demais centrais exigem mudanças urgentes na política monetária do governo, caracterizada por sucessivos aumentos na Selic, que só interessam aos bancos, que têm seus lucros cada vez maiores, e favorecem o capital especulativo.

Com a taxa de juros elevada, bancos e instituições financeiras passam a receber uma remuneração maior pela aplicação de seus ativos em títulos da dívida pública. E se beneficiam ainda mais com a elevação das taxas cobradas nas operações de crédito e empréstimo.

Em outubro deste ano, o Copom elevou a taxa básica de juros de 9% para 9,5% ao ano. Foi o quinto aumento seguido desde abril.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram