Curso de Gestão Sindical reúne cerca de 40 dirigentes, em São Paulo

Mais de 40 dirigentes sindicais de todo o Brasil participaram, nesta terça e quarta-feira (31 de julho e 1 de agosto), do Curso de Gestão Sindical, na Escola Dieese de Ciências do Trabalho, em São Paulo.

Na abertura, Juvandia Moreira, presidenta da Conferedação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, enaltateceu a importância do curso. “O objetivo é contribuir com os processos de busca de sustentabilidade das entidades sindicais dos bancários.”

Clique aqui para ver a galeria de fotos do evento.

O curso começou com uma palestra ministrada pela técnica do Dieese na subseção da Contraf-CUT, Barbara Valejos, sobre como fazer uma análise de conjuntura de forma geral e especificamente no setor bancário. Antes de encerrar, Barbara apresentou um diagnóstico do macro setor e mudanças recentes na categoria, com a nova integração dos serviços e a importância das representações sindicais num futuro breve.

Na sequência, os participantes foram divididos em duplas para identificarem, com base na conjuntura e no cenário futuro provável, o perfil futuro da entidade sindical necessário para dar conta das futuras exigências da categoria e da sociedade e quais as capacidades organizacionais necessárias.

Na volta do almoço, foi debatido como as entidades precisam construir uma estratégia de gestão para garantir a sustentabilidade frente às mudanças, como formas de financiamento e contribuições (Filiação, Contribuições e Serviços e investimentos).

Para encerrar os trabalhos, os presente se dividiram em grupos para analisar o papel dos dirigentes sindicais diante de temas como Relação com a categoria/Financiamento/ Arrecadação, Relações políticas/institucionais, Administração sindical/ Relações de trabalho e Gestão financeira. Os trabalhos foram apresentados e os temas debatidos por toda por toda a plenária no segundo dia de evento.

“O curso foi um sucesso e deve ser expandido a todo o Brasil. Os sindicatos e federações que tiverem interesse devem procurar a Contraf-CUT”, afirmou o secretário de Finanças da Confederação, Sérgio Takemoto, que também é um dos idealizadores do curso.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram