Curso da Contraf prepara novos sindicalistas

(São Paulo) A Secretaria de Formação da Contraf-CUT está realizando uma série de cursos pelos Estados para oferecer mais subsídios aos sindicalistas. O próximo será no Rio Grande do Sul, entre os dias 28 e 30 deste mês. Em julho, a Confederação ministrará o curso em Aracajú, no Sergipe.

 

O programa chama-se “Panorama Sindical: uma viagem ao ramo financeiro” e já foi realizado em como Porto Velho, Belo Horizonte, Recife, São Paulo e Belém.

 

“O último curso foi realizado em Belém, no final do mês passado, e contou com a participação de mais de cinqüenta sindicalistas. As aulas abordam desde o cotidiano de um dirigente sindical, até a estrutura do ramo financeiro, passando pelo mundo do trabalho e pelo funcionamento do sistema financeiro nacional”, explica Deise Recoaro, secretária de Formação da Contraf-CUT.

 

Mesmo para os mais experientes, os cursos de formação são instigantes. Para o presidente do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá, Walter Luz, além de despertar as novas lideranças no movimento, os cursos melhoram a relação dos sindicatos com a base.

 

“Aqui em Belém, tinha muito delegado sindical participando do curso da Contraf. Isso quer dizer que além de qualificar melhor a direção do Sindicato, também prepara os dirigentes do futuro, que hoje estão diretamente atuando nos locais de trabalho”, comenta Waltinho. Segundo ele, a avaliação geral das pessoas que participaram foi muito boa.

 

Próximos passos

Para ampliar a abrangência do programa, a Contraf-CUT decidiu realizar um curso de Formação de Formadores, que será ministrado em São Paulo, de 24 a 28 de julho. Segundo Deise Recoaro, a referência será o programa “Panorama Sindical: uma viagem ao ramo financeiro”.

 

“O curso é uma parceria da Contraf-CUT com o Solidarity Center da AFL-CIO. O objetivo é contribuir com as Federações para atender as demandas dos seus sindicatos, socializando assim os recursos e proporcionando uma dinâmica regional da formação”, conta Deise.

 

O conteúdo é dividido em: elementos que compõem a ação sindical; a relação contraditória entre capital e trabalho e o papel do Estado; o papel da moeda e a formação do sistema financeiro; os impactos da reestruturação produtiva na categoria; a proposta “cutista” de Liberdade e Autonomia Sindical e a estrutura sindical da Contraf para o ramo financeiro.

 

As inscrições devem ser enviadas para [email protected] até o dia 30 próximo.

 

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram