Cooperativas: Fetec Paraná e sindicatos impugnam sindicato patronal

(Curitiba) A FETEC-CUT-PR e seus sindicatos em todo o Estado impugnaram junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) o registro provisório concedido no último dia 20 de agosto ao Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas de Crédito no Estado do Paraná. Com a impugnação, o registro é novamente caçado até novo posicionamento do Ministério.

Segundo o próprio Ministério, os cooperativários (trabalhadores em cooperativas de crédito), por exercerem as mesmas funções dos bancários e financiários, são representados pelos Sindicatos de Bancários. Assim, não se justifica a criação de um novo sindicato para atender a categoria, já que incorreria em duplicidade de representação sindical. Com a impugnação, o movimento sindical frustra, mais uma vez, a tentativa dos patrões de interpor a mão de obra fraudulenta dentro das cooperativas.

Segundo Gilberto Gedeão, Secretário de Saúde e membro da Comissão dos Empregados em Cooperativas de Crédito da FETEC-CUT-PR, o sindicato foi criado basicamente para atender aos interesses das cooperativas, pois tem entre seus diretores, representantes da classe patronal. “As cooperativas e seus prepostos estavam se ancorando numa alternativa nada ética ou convencional. Eles queriam, com esse ‘sindicato’, que os trabalhadores fizessem jornada acima das seis horas, além de pagar um piso salarial abaixo do que recebem os demais trabalhadores no ramo de crédito. Felizmente, o Ministério do Trabalho usou do bom senso, acatando a impugnação”, frisou.

Fonte: Edson Junior – FETEC-CUT-PR

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram