Contraf pede aos deputados a reintegração de demitidos do BB

(São Paulo) A Contraf-CUT participou nesta quinta-feira, dia 29, da audiência realizada pela Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público da Câmara dos Deputados para discutir o projeto de lei 512/07, que trata da reintegração no emprego de funcionários do Banco do Brasil demitidos entre 1995 e 2002.

Durante a audiência, a Contraf-CUT ressaltou a necessidade de se reparar a injustiça cometida pela diretoria do BB ao perseguir e demitir mais de 40 mil funcionários. “Vivemos tempos nebulosos dentro do banco durante os anos do governo FHC. Aquele período da história da instituição foi marcado por perseguições e irresponsabilidades nos atos de gestão. Na era tucana, o banco sempre se negou a dialogar com o movimento sindical. Nossa luta foi muito grande e agora vemos a possibilidade de vitória com a aprovação deste projeto de lei”, destacou em seu discurso o diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra Marques, que representou a Contraf-CUT na audiência.

O dirigente valorizou a iniciativa dos deputados Daniel Almeida (PCdoB-BA) e Chico Lopes (PCdoB-CE), que apresentaram o projeto de lei que agora está em análise na Comissão. “O movimento sindical bancário está atento aos trâmites do projeto e vamos pressionar pela aprovação”, afirmou Carlos Eduardo.

O representante do Banco do Brasil na audiência reconheceu que houve autoritarismo por parte da direção da empresa com a perseguição e demissão de milhares de bancários. Porém, limitou-se a dizer que não poderia fazer uma argumentação maior porque foi lhe solicitado um voto de silêncio, já que o BB está em processo de venda de ações.

“Ora, quer dizer que eles reconhecem que houve abuso, mas alegam que não podem comentar a respeito? Quem faz voto de silêncio é monge franciscano ou beneditino e o Banco do Brasil está bem longe disso”, comentou Carlos Eduardo.

Os deputados presentes na audiência cobraram respostas do Banco do Brasil com tamanha veemência que o representante da empresa chegou a ficar constrangido. Os deputados deram quinze dias para o BB apresentar dados relativos ao processo de demissão, inclusive dos estudos que lhe mostraram o alto número de suicídios entre os funcionários.

A audiência pública foi acompanhada por dezenas de ex-funcionários demitidos pelo Banco do Brasil.

O projeto de lei
O projeto de lei 512/07 foi apresentado pelos deputados Daniel Almeida (PCdoB-BA) e Chico Lopes (PCdoB-CE). O texto garante a reintegração de todos os funcionários do Banco do Brasil demitidos entre 1995 e 2002.

Para ter direito à reintegração, o ex-funcionário deverá ter sido demitido do banco sem justa causa ou coagido a pedir demissão em casos como transferência arbitrária.

Atualmente, o projeto de lei está tramitando na Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público da Câmara dos Deputados.

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram