Contraf participa da 17ª Reunião do Comitê Executivo da UNI Américas

Passeata em apoio a Jornada Internacional de protestos em defesa do emprego no HSBC

Dirigentes da Contraf-CUT participaram da 17ª Reunião do Comitê Executivo Regional de UNI Américas, em Bueno Aires, nesta terça-feira (30). O presidente, Roberto von der Osten, a secretária da Mulher, Elaine Cutis, e o secretário de Relações Internacionais, Mario Raia – como suplente -, fazem parte do Comitê Executivo, composto por 42 dirigentes de entidades sindicais de diversos países das Américas, como Argentina, Chile, Uruguay, Brasil, Paraguay, Peru, Colombia, Trinidad &Tobago, Bahamas, Jamaica, República Dominicana, Nicarágua, Costa Rica, México, Estados Unidos, Canadá, Suíça. O grupo foi eleito na 4ª Conferência regional da UNI Américas, realizada em dezembro de 2012, em Montevidéu, no Uruguai.

Durante o dia, foram relembradas as principais campanhas dos últimos anos no continente e analisadas as mudanças político econômicas do período 2014-2015, na região. Os participantes debateram ainda um plano de ação para o próximo ano. Além de encaminhamentos para a próxima Conferência UNI Américas, que será realizada em Medellín, na Colômbia, em dezembro 2016.

O encontro contou ainda com a apresentação dos relatórios dos comitês de Mulheres e de Jovens, que se reuniram durante o final de semana, e de estudo de casos. Destaque para o de formação sindical, ministrado por Elaine Cutis, que falou sobre a experiência brasileira em formação sindical na Contraf e no Sindicato dos bancários de São Paulo.

Além dela, Jose Navarrete, da Confederação Chilena de Trabalhadores do Comércio, Produtos e Serviços (CONATRACOPS), abordou o tema “sindicato e diversidade sexual”, e Rocio Saenz, da União Internacional de Empregados em Serviços (SEIU), sobre “O mundo necessita um aumento do salário”.

A reunião do Comitê executivo contou também com a participação de Philip Jennings, secretário geral da UNI, e de Marcio Monzane, chefe mundial do setor de finanças da UNI.

Ação HSBC

No intervalo para o almoço, os participantes se juntaram à Jornada Internacional de protestos em defesa do emprego no HSBC. A UNI deliberou uma passeata que saiu da sede da Associação Bancária até a agência central matriz do HSBC argentina. No local, os dirigentes realizaram um ato de protesto contra a postura do banco no Brasil.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram