Contraf indica eixos da campanha para discussão nas conferências estaduais

A Contraf/CUT concluiu nesta sexta-feira 4, em São Paulo, o seminário preparatório da 10ª Conferência Nacional dos Bancários e da Campanha Nacional de 2008. Como resultado dos debates, enriquecidos com a participação do Dieese e de palestrantes externos, a diretoria da Contraf/CUT indica como subsídio para discussão nas conferências estaduais e regionais o que considera os principais eixos da Campanha Nacional 2008.

“Foi um seminário muito rico e produtivo, em que pudemos discutir com todas as federações e sindicatos associados a conjuntura econômica e política, o sistema financeiro e os anseios da categoria em todo o país”, avalia Carlos Cordeiro, secretário-geral da Contraf/CUT. “Após três dias de debate, construímos um conjunto de propostas que devem agora ser discutidas com todos os bancários em todos os Estados.”

As orientações para as conferências estaduais e regionais são as seguintes:

Reafirmar o princípio da negociação com mesa única e unidade do Comando Nacional, com a inclusão de todas as centrais sindicais (CUT, Conlutas, CTB, UGT, Nova Central, Intersindical e demais centrais).

Estratégia de campanha: reafirmar a mesa única da Fenaban para os temais gerais, articulada com negociações específicas simultâneas nos bancos públicos. Todas as negociações são de responsabilidade do Comando Nacional, com o assessoramento das comissões de empresa.

Aumento real de salário.

Elevação dos pisos salariais, tendo como patamar o mínimo do Dieese.

PCS em todos os bancos.

Melhorar as condições de trabalho, com foco nos seguintes eixos:
o Jornada de 6 horas para todos.
o Mais segurança nas agências.
o Mais saúde para os bancários.
o Fim das metas abusivas e do assédio moral.
o Contratação de mais bancários.
o Ampliação do tíquete-alimentação.
o Auxílio-Creche/Babá igual ao salário mínimo.

Contratação da remuneração total.

Novo modelo de PLR.

Incluir nova conquista na Convenção Nacional. As conferências estaduais e regionais devem fazer a discussão e trazer propostas para a Conferência Nacional.

Igualdade de oportunidades.

Implementar a OLT (organização nos locais de trabalho).

Democratização dos bancos estatais e privados, com eleição de representantes dos bancários nos conselhos de administração.

Intensificar a campanha pela aprovação da Convenção 158 da OIT.

Retomar já, com a Fenaban, as negociações das questões pendentes da campanha do ano passado: segurança bancária, saúde e assédio moral.

Realização dos congressos dos bancos em março de 2009, com número maior de delegados, para aprofundar a discussão das questões específicas e estabelecer a pauta de negociação do ano todo.

Conferência Nacional dos Bancários em julho de 2009, para discutir os temas gerais da categoria.

Eixo político: ampliação do crédito para a produção de alimentos, para combater a inflação.

Indicar ao Comando ao Nacional a inclusão de um quarto tema para discussão, no dia 25 de julho, na Conferência Nacional: a incorporação do Besc, do BRB e da Nossa Caixa ao Banco do Brasil.

Após a Campanha Salarial 2008, a Contraf/CUT buscará entidades representativas da sociedade para discutir a necessidade de haver um controle social do sistema financeiro e o papel dos bancos, tanto públicos como privados, do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional. O objetivo é construir uma nova proposta para a regulamentação do Artigo 192 da Constituição Federal.

Defesa dos bancos públicos federais, regionais e estaduais.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram