Contraf-CUT tra‡a perfil dos financi rios

(São Paulo) Com o objetivo de traçar um perfil mais detalhado do ramo financeiro e organizar melhor a luta dos trabalhadores, a Contraf-CUT realizou neste final de semana o 1º Encontro Nacional dos Financiários e Promotores de Crédito. Durante o evento, sindicalistas e trabalhadores – inclusive os terceirizados – debateram a realidade dos empregados do sistema financeiro e traçaram um plano de estratégia.

 

“Foi um Encontro bastante produtivo, em que conseguimos fazer um bom levantamento do perfil destes trabalhadores. A maioria dos participantes do evento era de trabalhadores de base e deram aos sindicalistas bastante subsídios para esta Campanha Salarial que está apenas começando”, explica Carlindo Abelha, secretário de Organização da Contraf-CUT.

 

Além dos financiários e promotores de crédito, o Encontro ainda fez um levantamento do perfil dos terceirizados, dos empregados das cooperativas de crédito e até dos bancários que trabalham com financiamento. O perfil inclui salários, jornadas, direitos e benefícios, dentre outros.

 

“Também fizemos um levantamento da representação sindical desses segmentos. Antes, todos esses trabalhadores eram bancários, juntos numa única categoria que já teve cerca de 1 milhão de empregados. Hoje, os banqueiros segmentaram tanto o setor com a criação das holdings, que pulverizaram esses trabalhadores em várias categorias e muitas ficaram à margem da Convenção Coletiva dos Bancários. Agora a Contraf nasceu para representá-los e, com muita luta, ampliar os direitos para todos os trabalhadores do ramo financeiro”, detalha Abelha.

 

A Contraf-CUT vai realizar novos Encontros Nacionais e Estaduais em vários pontos do país para traçar um perfil mais completo desses trabalhadores.

 

Campanha Salarial

Após o Encontro Nacional e a aprovação da minuta em assembléias realizadas em todo o país, a Contraf-CUT vai entregar ainda esta semana a pauta de reivindicações dos financiários à Fenacrefi, a federação patronal.

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram