Contraf-CUT se solidariza com familiares e amigos de Margaridas falecidas

A Contraf-CUT se une ao luto e ao clamor por justiça pela morte de Maria das Dores dos Santos Salvador (a Dona Dora), líder da comunidade, que foi sequestrada, assassinada e teve seu corpo encontrado na última quinta-feira (13), no município de Iranduba, no Amazonas. Dona Dora já havia denunciando, por várias vezes, perseguições e ameaçadas por parte de pessoas que se diziam donos das terras na comunidade onde atuava.

“Estamos mobilizados, com todos os movimentos sociais, para que os responsáveis sejam punidos. A 5ª Marcha das Margaridas, ocorrida em Brasília, na semana passada, com a expressiva participação de mulheres e homens, do campo e da cidade, denunciou vários casos de violência contra a mulher. Crimes que não podem ficar impunes”, reforça a secretária de Mulheres da Contraf-CUT, Elaine Cutis.

Clique aqui para acessar site da Contag

Margaridas se eternizam

A Contraf-CUT também presta sua homenagem às margaridas Maria Pureza dos Santos Nascimento, Maria Ozenira Cardoso Araújo e Izabel Gonçalves dos Santos, que se eternizaram fazendo a luta por um Brasil com democracia, justiça, liberdade, autonomia e igualdade nas ações da Marcha. Elas passaram mal durante a mobilização, foram prontamente atendidas, mas não resistiram.

Maria Ozenira Cardoso Araújo tinha 44 anos e ingressou no MSTTR em 1992 quanto se associou no sindicato de Monsenhor Gil-PI. Maria Ozenira foi militante presente nos Gritos da Terra Brasil e Piauí. Também participativa ativamente de outras ações do MSTTR no estado, a exemplo da Marcha das Margaridas 2015 no PI.

Maria Pureza dos Santos Nascimento é de Japaratuba no Sergipe e tinha 62 anos de idade, dos quais boa parte os dedicou à luta pelos direitos das trabalhadoras e trabalhadores rurais. Ativa nas ações do MSTTR, Maria Pureza já havia participado de 3 edições da Marcha das Margaridas e de Gritos da Terra Brasil e Sergipe.

Izabel Gonçalves dos Santos tinha 54 anos e grande vivência pela causa dos povos da floresta no Pará. Atualmente estava presidenta do STTR de Salva Terra-PA, município onde chegou a ser eleita vice-prefeita.

“Nossos profundos sentimentos aos familiares e amigos. Mas elas nos deixam sua força para seguir em frente. Continuaremos nossa luta até que todas as mulheres sejam livres. Somos todas margaridas”, finaliza Elaine.

Clique aqui para ver homenagem da Contag

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram