Contraf-CUT reúne COE do Santander e Real nesta terça e aguarda negociação

A Contraf-CUT realiza reunião ampliada das Comissões de Organização dos Empregados (COE) do Santander e Real, nesta terça-feira, dia 22, às 10h, na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, para preparar a quarta rodada de negociação para a renovação do Acordo Aditivo do Santander à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2009/2010 e do Acordo do Programa de Participação nos Resultados(PPR) do exercício de 2009.

Após envio de documento cobrando a retomada das negociações na última sexta-feira, dia 18, pela Contraf-CUT, entidades sindicais e Afubesp, o banco respondeu na manhã desta segunda-feira indicando uma reunião nesta terça-feira, “no período da tarde”. O banco pediu para “aguardar confirmação até o final do dia de hoje, tendo em vista a conclusão de estudos internos”.

Na terceira rodada, ocorrida no dia 8, o Santander aceitou a inclusão de duas novas cláusulas no aditivo e melhorias em outras, bem como recuou e propôs a manutenção dos incentivos à aposentadoria, como “pijama” e abono indenizatório, até 31.08.2010. Na rodada anterior, realizada no dia 18 de novembro, o banco já havia concordado com a renovação da maioria das cláusulas do aditivo vigente, prorrogado até 31 de dezembro.

O banco também atendeu a reivindicação das entidades de pagar o prêmio de dois salários para cerca de 1.600 funcionários do Santander que completaram 25 anos de banco até o final de 2008. Anteriormente, esses trabalhadores não haviam sido incluídos na extensão desse benefício vigente no Real. A forma de pagamento dessa importante conquista, no entanto, ainda não está definida. O banco alega que falta previsão no orçamento para efetuar o crédito para todos em 2010.

Na ocasião, diversas propostas de inclusão de novas cláusulas ficaram pendentes e o banco ficou de trazer respostas para a próxima rodada, quando também será discutido o Acordo do Programa de Participação nos Resultados (PPR) do exercício de 2009.

“Tivemos avanços importantes, na busca da construção do primeiro aditivo conjunto para os bancários do Santander e Real, mas é preciso evoluir ainda mais, buscando preservar empregos, melhorar as condições de trabalho e assegurar qualidade de vida”, avalia o funcionário do banco e secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Weiderkehr.

“A renovação do aditivo com avanços e novas conquistas, somado a um acordo com um modelo justo e transparente de PPR, é o presente de Natal que os trabalhadores esperam e merecem do Santander, como forma de valorização pelo empenho e dedicação ao longo de 2009”, completa.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram