Contraf-CUT participa nesta terça da 88ª reunião da CCASP na Polícia Federal

A Contraf-CUT, na qualidade de representante dos bancários, participa nesta terça-feira, dia 14, a partir das 9 horas, da 88ª reunião da Comissão Consultiva para Assuntos da Segurança Privada (CCASP), nas dependências da Polícia Federal, em Brasília.

Estarão em julgamento 504 processos movidos contra bancos, empresas de vigilância e transporte de valores e centros de formação de vigilantes, em razão do descumprimento da lei federal nº 7.102/83 e das normas de segurança. Do total, 299 são contra instituições financeiras.

Essa será a quarta e última reunião em 2010. Nas três anteriores, os bancos foram multados em R$ 6,880 milhões. Dentre as principais irregularidades, destacaram-se o funcionamento das agências com plano de segurança vencido, número insuficiente de vigilantes, utilização irregular de bancários para fazer transporte de valores e alarme inoperante. Em 2009, os bancos foram multados em R$ 15,540 milhões.

“Essas multas revelam o descaso e a falta de responsabilidade social dos bancos, pois, apesar de seus lucros astronômicos, não priorizam as condições de segurança dos estabelecimentos, descumprindo leis de segurança e não fazendo os investimentos necessários para eliminar riscos e prevenir assaltos”, destaca o secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr. “A vida das pessoas deve ser colocada em primeiro lugar”, defende.

A CCASP é um fórum tripartite e conta com representantes do governo, entidades patronais e dos bancários e vigilantes. As reuniões ocorrem, em média, a cada três meses, onde são julgados os processos abertos pela fiscalização das delegacias estaduais da Polícia Federal.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram