Contraf-CUT participa de ato do comitê por melhores bancos dos Estados Unidos

A Contraf-CUT participou, na última segunda-feira (27), de um ato do Committee For Better Banks (CBB), comitê por melhores bancos, na sede do Santander em Boston, em solidariedade a campanha dos bancários do banco espanhol nos Estados Unidos. Eles exigem do Santander a assinatura de um acordo de neutralidade, que permita que os trabalhadores passem a se organizar sem a interferência de gestores do banco.

Clique aqui para ver o ato em Boston.

A participação brasileira faz parte da aliança firmada entre a Contraf-CUT, o Sindicato dos Bancários de São Paulo e a Communications Workers of America (CWA) para trabalharem juntos na organização dos trabalhadores do setor financeiro dos Estados Unidos, que representa 1/3 dos trabalhadores do setor financeiro no mundo e ainda não estão organizados em sindicatos. Junto com os sindicatos estão também diversas comunidades e organizações americanas que atuam na defesa de consumidores, débitos estudantis e créditos hipotecários por exemplo e, juntos formam o CBB.

Clique aqui e veja a galeria de fotos.

Para Mário Raia, secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT, foi um marco histórico na construção da organização dos bancários americanos. “É impressionante ver a evolução organizativa da categoria desde a última convenção que participamos, em Washington DC, em junho de 2016. A repercussão obtida na mídia confirma que o trabalho que eles têm desenvolvido está no caminho certo.”

Além de Mario Raia, participaram da atividade Rita Berlofa, presidenta da Uni Finanças Mundial, e representantes da Comisiones Obreras da Espanha (CC.OO). A manifestação também recebeu o apoio, registrado por carta timbrada, de treze senadores americanos. Clique aqui e veja a carta.

Convenção Nacional dos Bancários nos EUA

A Contraf-CUT também participou da Convenção Nacional dos Bancários norte-americanos, realizada no domingo (26), que reuniu líderes trabalhistas de diferentes bancos que operam no país, como US Bank, Wells Fargo, Bank of America, JP Morgan Chase e Santander.

Durante o evento, foi apresentado o vídeo editado pela Contraf-CUT com as manifestações de apoio dos sindicalistas brasileiros, realizadas no dia 21 de fevereiro, a luta dos bancários do Santander nos Estados Unidos. Clique aqui para ver este vídeo.

Na Conferência, os bancários americanos participaram de sessões de treinamento para sindicalização, discussões de estratégias e do desenvolvimento de um plano de ação para os próximos seis meses. "Foi um encontro empolgante. Os trabalhadores estão confiantes, determinados, pois sabem que ter um sindicato é um direito e por isso eles estão dispostos a lutar.

Importante também foi o fortalecimento do compromisso com esta campanha dos companheiros das Comisiones Obreras. Lutamos por um Acordo de Neutralidade no Santander, que permitirá os trabalhadores opinarem pela criação de um sindicato. Santander precisa atender a esta reivindicação, pois os EUA é o único pais que não tem sindicato e esta é a luta de todos os afiliados da UNI Finance, que eu tenho o orgulho de presidir”, avaliou Rita Berlofa, presidenta da Uni Finanças Mundial.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram