Contraf-CUT participa da 2ª Marcha em defesa da Saúde, da Seguridade Social e da Democracia em Brasília no dia 6

A Contraf-CUT participa na próxima quarta-feira (6), em Brasília, da 2ª Marcha em defesa da Saúde, da Seguridade Social e da Democracia. A Marcha está sendo convocada Conselho Nacional de Saúde. Participam centrais sindicais, movimentos socais e organizações da sociedade civil.  A concentração será na Catedral Metropolitana de Brasília, a partir das 9h, e os participantes seguirão para um ato na frente do Congresso Nacional.

Na convocatória os organizadores destacam que o Brasil passa por um momento histórico, onde não são poucos os ataques às conquistas que a sociedade arduamente lutou e garantiu como parte integrante da nossa Constituição Cidadã. Seja por meio de projetos que tramitam na Câmara e no Senado, e pelas ações adotadas pelo governo interino, onde o tamanho do estado passa a ser ameaçado, o fato é que somente com mobilização e organização conseguiremos enfrentar e barrar a extinção de nossos direitos.

Segundo Walcir Previtale, secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, a manifestação é aberta a todos os que queiram se integrar a esta luta e é muito importante que as federações e sindicatos de bancários se mobilizem neste sentido. “Não podemos nos calar diante de todos os ataques já anunciados pelo governo interino. A redução do estado e a retirada de recursos do SUS por emenda constitucional que será apresentada pelo Executivo vai atingir as políticas que vem sendo desenvolvidas em Saúde do Trabalhador e aos trabalhadores e trabalhadoras e suas famílias, diretamente”, afirmou.

Dentre as primeiras ações do Governo interino foi o ataque ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com a extinção do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Da mesma forma, o atual governo demonstra pretensão em flexibilizar a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e fazer uma ampla reforma na previdência, iniciando este processo com a extinção do Ministério da Previdência, fatiando suas atribuições entre o Ministério da Fazenda e do Desenvolvimento Social e Agrário. No campo da saúde, o anúncio de limitação dos gastos com ações e serviços públicos de saúde demonstra que a saúde, e consequentemente a seguridade social encontram-se ameaçadas.

Primeira Marcha aconteceu em dezembro

A “1ª Marcha em Defesa do SUS e da democracia”, aconteceu em dezembro de 2015 como atividade inicial da 15ª Conferência Nacional de Saúde. Com o objetivo de reafirmar os princípios do SUS, em defesa de uma saúde pública universal e de qualidade, a marcha reuniu cerca de 10 mil manifestantes, representando os mais variados segmentos da sociedade e de diversos estados brasileiros

 

 

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram