Contraf-CUT negocia saúde e condições de trabalho com Itaú nesta quinta

A Contraf-CUT, federações e sindicatos realizam nessa quinta-feira, 12, nova negociação com o Itaú Unibanco. A reunião, que acontece às 14h, em São Paulo, abordará principalmente temas relacionados à saúde do trabalhador. O banco informou que fará a apresentação do programa de reabilitação profissional.

O tema é o atual foco das negociações dos bancários na mesa temática de Saúde do Trabalhador com a Fenaban. A Convenção Coletiva de Trabalho já possui, desde 2009, uma cláusula de adesão voluntária para os bancos que prevê a criação de programa de reabilitação pelos bancos, com o intuito de reinserir trabalhadores com sequelas por acidentes ou doenças de qualquer natureza ou remanejar o bancário de posto de trabalho, de forma preventiva, aos primeiros sinais identificados como sintomas de alguma patologia relacionada ao trabalho.

Além da reabilitação, os trabalhadores levarão outros temas para a mesa de negociação. “Os funcionários do Itaú Unibanco estão adoecendo cada vez mais e o principal responsável é o modelo de organização do trabalho dentro do banco”, afirma Jair Alves, um dos coordenadores da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú Unibanco, órgão da Contraf-CUT que assessora as negociações com a empresa.

“A pressão constante pelo cumprimento de metas abusivas, que abre espaço para o assédio moral, deixa os bancários sob intenso estresse, o que é aumentado pela falta de funcionários nas agências. Além disso, há unidades sem mobiliário adequado, sem ar condicionado, sem portas giratórias de segurança e com outros problemas de estrutura que prejudicam a saúde dos bancários. Vamos cobrar respostas do banco para resolver estes problemas o quanto antes”, afirma Jair.

Reunião da COE do Itaú Unibanco

Antes da negociação, a Contraf-CUT realiza às 9h30 uma reunião da COE do Itaú Unibanco para preparar os debater com o banco, no auditório Amarelo do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram