Contraf-CUT não aceita demissões e cobra garantia de emprego do Itaú

Em negociação com a direção do Itaú Unibanco ocorrida na quinta-feira, dia 12, em São Paulo, a Contraf-CUT, federações e sindicatos reafirmaram que não aceitam demissões e cobraram garantia de emprego para os funcionários. Os dirigentes sindicais debateram também as condições de saúde e trabalho, o que tem levado muitos bancários ao adoecimento e gerado desligamentos. O banco apresentou o seu programa de reabilitação profissional, que está previsto na cláusula 41ª da Convenção Coletiva de Trabalho.

A reunião ocorreu após a retomada do processo de negociação permanente a partir da mobilização dos bancários, que promoveram em 19 de abril um dia nacional de luta contra as demissões e pelo desrespeito frente ao aumento unilateral do convênio médico.

Emprego

As entidades sindicais questionaram novamente o motivo das demissões que ocorreram em várias regiões do país. Como resposta, a direção do banco afirmou que será reativado o Centro de Realocação para transferir os bancários, na medida em que as vagas forem surgindo, evitando assim as dispensas.

“Cobramos o acompanhamento e a requalificação desses trabalhadores em suas novas funções”, diz Jair Alves, um dos coordenadores da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú Unibanco, órgão que assessora a Contraf-CUT nas negociações específicas. “Não basta transferi-los, é fundamental que também ocorra capacitação, a fim de prepará-los para as novas atribuições”, completa o dirigente sindical.

Os dirigentes sindicais reivindicaram garantia de emprego e a ratificação da Convenção 158 da OIT (Organização Internacional do Trabalho). Porém, não houve uma resposta positiva por parte do banco.

Terceirização

A terceirização também é responsável pelas recentes demissões ocorridas na empresa. “Há inúmeros trabalhadores atuando nos setores administrativos, principalmente em São Paulo, que exercem suas funções em condições precárias de trabalho e com ausência de direitos dos bancários”, afirma Jair.

“Vamos continuar atentos às demissões e promovendo novos atos em defesa do emprego e dos direitos dos trabalhadores”, aponta o dirigente sindical.

Saúde e condições de trabalho

O Itaú Unibanco também apresentou o seu programa de reabilitação profissional para os trabalhadores. “Verificamos que as linhas gerais do programa do banco estão de acordo com o que prevê a cláusula da convenção coletiva, embora haja denúncias em diversas localidades onde estão acontecendo situações que contrariam o que está regulamentado na Circular Normativa Permanente RP-22 do Itaú”, afirma o secretário de saúde da Contraf-CUT, Plínio Pavão.

“A reabilitação é uma conquista dos bancários, mas é importante que os parâmetros estabelecidos sejam cumpridos e, para tanto, faz-se necessária a fiscalização dos dirigentes sindicais em todo país”, orienta Plínio.

Para a secretária de saúde e condições de trabalho do Sindicato dos Bancários do ABC, Adma Gomes, a gestão organizacional do banco é a principal responsável pelos problemas sofridos pelos trabalhadores em relação à saúde e às condições de trabalho. “Os bancários continuam sendo cobrados para cumprir metas inalcançáveis, enquanto o banco possui um quadro reduzido de funcionários”, afirma Adma.

“A falta de funcionários nas agências sobrecarrega os poucos que estão em serviço. Há situações em que os gerentes são obrigados a deixarem suas funções para atenderem no caixa”, acrescenta.

Também esteve presente na reunião o secretário de saúde do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Walcir Previtale.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram