Contraf-CUT lança Jornal do Cliente para denunciar abusos dos bancos

A Contraf-CUT lançou nesta segunda-feira, dia 31 de agosto, o Jornal do Cliente para denunciar os abusos dos bancos para a sociedade e cobrar responsabilidade social. A publicação foi definida na última reunião do Comando Nacional dos Bancários e visa reforçar as atividades de mobilização dos sindicatos e federações em todo país.

Clique aqui para ler o informativo.

Sob o título “Bancos abusam de você”, o material mostra que os bancos desligaram 15.459 bancários e contrataram apenas 13.235 no primeiro semestre, o que representa o fechamento de 2.224 postos de trabalho. É uma inversão do que ocorreu em 2008, quando houve um aumento de 8.754 novas vagas no mesmo período.

Para o presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional, Carlos Cordeiro, “os bancos estão na contramão do movimento que a economia brasileira está seguindo. Enquanto os demais setores econômicos criaram 300 mil novos postos de trabalho no primeiro semestre com a retomada do crescimento, os bancos, que não sofreram nenhum impacto com a crise, fizeram o contrário. Isso é ainda mais injustificável quando sabemos que o sistema financeiro foi o que apresentou a maior rentabilidade de toda a economia no primeiro semestre, quando os 21 maiores bancos somaram lucro líquido de R$ 14,3 bilhões”, aponta Carlos Cordeiro.

O jornal também denuncia a cobrança de juros e tarifas abusivas, as filas intermináveis e a insegurança, reivindicando mais contratações, tempo máximo de espera de 15 minutos nas filas e a melhoria do atendimento aos clientes.

Para o dirigente sindical, “a hora é de intensificar a mobilização da categoria, buscar o apoio dos clientes e pressionar os bancos para que atendem as justas reivindicações dos trabalhadores”.

Calendário de negociações

Terça – dia 1º – Segunda rodada específica com o BB (saúde e condições de trabalho)
Quarta – dia 2 – Terceira rodada com a Fenaban (remuneração)
Sexta – dia 4 – Segunda rodada específica com a Caixa
Quarta – dia 9 – Quarta rodada com a Fenaban (saúde, condições de trabalho e cláusulas sociais)
Sexta – dia 11 – Terceira rodada específica com a Caixa

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram