Contraf-CUT discute auxílio-educação com o Itaú

(São Paulo) Uma semana após os avanços conquistados na PCR (Participação Complementar nos Resultados) e no auxílio-educação, a Contraf-CUT e o Itaú voltam a se reunir nesta terça-feira, dia 7. O objetivo do encontro é estabelecer os critérios para a concessão das bolsas.

Antiga demanda dos trabalhadores do Itaú, o auxílio-educação é um dos itens da minuta de reivindicações específicas e pela primeira vez existe uma proposta concreta. O acordo discutido com o banco prevê a distribuição de mil bolsas-educação, com valor médio de aproximadamente R$ 400,00 para funcionários não-comissionados cursarem graduação.

“Isso representa um grande avanço, visto que, até então, o banco concedia uma verba para educação de forma unilateral para apenas uma parcela dos trabalhadores”, avalia Wanderley Crivelari, coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) Itaú da Contraf-CUT. “Cada vez mais a qualificação é exigida pelo banco e o Itaú pode e deve contribuir com o acesso de seus funcionários às universidades”, sustenta.

PCR
Além do auxílio-educação, o Itaú também aceitou o modelo de PCR defendido pela Contraf-CUT: linear (paga para todos os funcionários com o mesmo valor), sem metas individuais e não é compensável de nenhum programa de remuneração próprio da empresa e nem da PLR prevista na Convenção Coletiva da categoria.

A proposta de PCR para 2007 apresenta três indicadores: lucro líquido, ROE e índice de eficiência. Em relação à proposta do ano passado, foram suprimidos os indicadores Posição do banco no ranking do Bacen e Índice do Bacen de reclamações. O valor a ser pago neste ano pode chegar a 1500,00 reais, com a garantia de um pagamento mínimo no valor de 730 reais. A previsão é que o pagamento ocorra junto com a segunda parcela da PLR, ou seja, no inicio de 2008.

Plano de Saúde
O Comitê de Acompanhamento do Plano de Saúde (Caps) teve sua reunião adiada. Ela deveria ocorrer nesta terça-feira, mas o banco justificou que algumas informações solicitadas não estariam disponíveis. Nova data ainda não foi agendada

Reunião da COE
Para preparar a negociação com o banco, os integrantes da Comissão de Organização dos Empregados do Itaú reúnem-se nesta terça, às 9h30, na sede da Contraf-CUT em São Paulo.

Fonte: Contraf-CUT

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram