Contraf-CUT debate encontro nacional de isonomia na Caixa nesta terça

A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Econômica Federal (CEE-Caixa), que assessora a Contraf-CUT nas negociações com a empresa, realiza uma reunião nesta terça-feira (5), na sede da Fenae, em Brasília. O encontro ocorrerá das 9h30 às 17h.

Um dos pontos da pauta é a organização do Encontro Nacional de Isonomia. A realização deste fórum de debate foi uma das deliberações do 30º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), realizado entre os dias 6 e 8 de junho, em São Paulo.

Na semana passada, a Contraf-CUT divulgou comunicado para as entidades sindicais, orientando as federações e os sindicatos dos bancários de todo o país a realizarem, até 23 de agosto, encontros estaduais ou regionais sobre a isonomia entre empregados novos e antigos da Caixa. O objetivo é debater o assunto nas bases e eleger os delegados que vão participar da plenária nacional, prevista para ocorrer em 30 de agosto.

Na Caixa, as discriminações começaram a partir de 1998, época em que bancos públicos federais estavam sendo preparados para a privatização pelo governo de Fernando Henrique Cardoso. De 2003 para cá, o movimento nacional dos empregados conseguiu, por meio de lutas e greves, avançar em alguns pontos como as Apips, o parcelamento do adiantamento de férias, o Saúde Caixa, o Novo Plano da Funcef e a unificação do Plano de Cargos e Salários (PCS). Falta conquistar o Adicional por Tempo de Serviço (ATS) e a licença-prêmio.

Mobilização

A CEE-Caixa é formada por representantes das federações filiadas à Contraf-CUT e das federações que integram o Comando Nacional e um representante da entidade para coordenar as negociações. Foi criada para assessorar a Confederação nos debates sobre as reivindicações dos empregados com a direção da Caixa.

“A Comissão tem levado para mesa permanente os problemas que afligem os trabalhadores e buscado soluções para resolvê-los. Tem sido responsável juntamente com as entidades sindicais pela mobilização dos empregados da Caixa”, destaca a coordenadora da CEE-Caixa, Fabiana Matheus.

Na reunião desta terça-feira serão debatidos também a pauta de reivindicações das negociações permanentes e a Gestão de Desempenho de Pessoas.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram