Contraf-CUT assina com BNDES no Rio acordo coletivo com aumento real

Bancários consolidam novas conquistas da mobilização no BNDES

A Contraf-CUT assinou na quarta-feira (30) o acordo coletivo de trabalho com o BNDES, no Rio de Janeiro. Os funcionários terão reajuste de 9% sobre salários e demais verbas, garantindo aumento real; gratificação extraordinária de 1 salário (abono salarial) e 13ª cesta-alimentação no valor de R$ 339,08.

Para o secretário-geral da Contraf-CUT, Marcel Barros, o acordo é resultado de uma campanha em que a mobilização foi fundamental para derrotar a intransigência do governo federal e do banco nas negociações.

Outra conquista foi a criação de uma comissão paritária para, em 90 dias, apresentar proposta referente à complementação do salário dos funcionários que se encontram em licença-médica (auxílio-acidente de trabalho ou auxílio-doença).

O banco também se compromete a formar uma comissão paritária para estudar a extensão do acordo de horas extras para os readmitidos em função da lei da anistia. A íntegra do acordo estará no site do Sindicato (www.bancarios rio.org.br), nesta sexta-feira (2/12).

Para o diretor do Sindicato dos Bancários do Rio, Carlos de Souza, o acordo garantiu avanços importantes, como o aumento real e o abono. O dirigente lembrou que o banco foi muito duro nas negociações, ficando durante seis rodadas sem apresentar uma resposta à minuta de reivindicações encaminhada em agosto.

“No entanto, depois que os empregados entraram em estado de greve e passaram a realizar manifestações de protesto na entrada do prédio do BNDES, o banco e o governo federal, seu acionista, retomaram as negociações e apresentaram a proposta de acordo, posteriormente aprovada pelo funcionalismo”, disse.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram