Contraf-CUT apoia a “Chapa 5: FUNCEF pra gente” nas eleições da Funcef

A Contraf-CUT apoia a “Chapa 5: FUNCEF pra gente” nas eleições da Funcef, que acontecem nos dias 16 a 18 de maio de 2016. O processo eleitoral para preenchimento de vagas para o Conselho Deliberativo e para o Conselho Fiscal já começou.

Formada por candidatos com experiência administrativa e com sólidos conhecimentos técnicos, a Chapa 5 é a única que tem histórico de lutas em defesa dos trabalhadores.

Os candidatos para o Conselho Deliberativo são Antonio Fermino (titutar) e Emanoel de Jesus (suplente). Antonio é diretor do Sindicato dos Bancários de Curitiba (PR) e tem longa história no Conselho Deliberativo da Funcef. Com atuação expressiva no Conselho Deliberativo desde 2012, disputa a reeleição de titular. Mas, sua história no colegiado não é recente. Em 2006, assumiu o cargo de suplente e, a partir daí, esteve em todas as gestões de interesse dos participantes, a exemplo da criação do Fundo de Revisão de Benefícios (FRB), que resultou no aumento real dos benefícios. Está à frente do movimento para que a Caixa assuma a dívida acumulada com a perda de ações judiciais.

Emanoel é presidente da Federação dos Bancários da Bahia e de Sergipe. Um dos principais líderes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), concorre à vaga de Suplente do Conselho Deliberativo. Baiano, chegou à Caixa em 1982 e teve participação expressiva em lutas históricas, como o movimento vitorioso pela jornada de 6 horas de trabalho. Participou da criação do Fundo de Reposição de Benefícios (FRB) e do Fundo de Acumulação de Benefícios (FAB). Foi diretor cultural da Fenae e preside a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe desde 2010.

O Conselho Deliberativo é o órgão máximo da Funcef. É ele o responsável pela definição da política geral de administração da entidade e de seus planos de benefício. Já o Conselho Fiscal verifica se os atos de gestão administrativa e econômico-financeira estão em conformidade com a legislação e as normas da entidade.

Para titular do Conselho Fiscal, o candidato é Valter San Martin. Valter ingressou na Caixa em 1982 e se notabilizou como Instrutor e tesoureiro em diversas agências. Especialista em Recursos Humanos, Valter foi diretor da APCEF do Rio Grande do Sul, seu estado de origem. Residente em São Paulo há mais de 20 anos, é diretor do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, com forte presença nas lutas da categoria.

Para suplente do Conselho Fiscal, a candidata da Chapa 5 é Silvana Anaruma. Diretora do Interior da APCEF, foi eleita para a Tesouraria do Sindicato dos Bancários de Rio Claro de 2012 a 2016. Na Caixa desde 1982, Silvana passou por diversas áreas no banco, até assumir o cargo de Caixa Executivo e, em 2000, exercer a função de Tesoureira de Retaguarda.

FUNCEF pra gente – A Chapa 5 pretende manter as conquistas dos últimos anos, como a gestão compartilhada, uma reivindicação antiga dos participantes conquistada com muita luta.  Com ela, os associados ganharam o direito de escolher a metade dos integrantes da Diretoria e dos Consellhos Deliberativo e Fiscal, através de eleições como essa, o que permitiu a participação de todos nas decisões tomadas pela Funcef.

Além de manter as conquistas da última década (o patrimônio da Funcef cresceu 600% desde 2002 e sua rentabilidade chegou a 441% de 2003 a 2014), a “Chapa 5: FUNCEF pra gente” assume o compromisso de trabalhar contra todas as adversidades conjunturais, com conhecimento e experiência, conforme seu histórico de responsabilidade em defesa dos assistidos.

Entre os principais compromissos estão o fim do voto de Minerva, a incorporação do REB ao Novo Plano, o fim da discriminação aos participantes do REG/Replan não-saldado, a defesa do Fundo de Revisão dos Benefícios e o rodízio nas diretorias de Investimento e de Participações Societárias e Imobiliárias.

A chapa não representa um único grupo, mas tem o apoio de uma frente plural de entidades dedicadas a lutar pelo interesse dos trabalhadores como sindicatos, CTB (Confederação dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Fenae e APCEFs.

Principais questões que envolvem a gestão da Funcef em pauta nessas eleições são encontradas no site www. funcefpragente.com.br.  Lá há uma seção de “perguntas e respostas” que explicam os reais desafios a ser enfrentados pelo fundo, com clareza e razoabilidade. Material de campanha também estará disponível para download.

Há também página no Facebook com informações sobre a campanha, vídeos e atualizações. Basta procurar “Chapa 5 FUNCEF pra gente” e curtir.

Contato Comitê Chapa 5 – Regional São Paulo: [email protected]

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram