Conselho Deliberativo da Funcef analisa dados contábeis de 2014

Não houve deliberação nesta quarta e sim solicitação de mais informações

O Conselho Deliberativo (CD) da Funcef iniciou nesta quarta-feira (25) a análise dos dados contábeis da Fundação referentes ao exercício de 2014. Na ocasião, foram solicitadas informações complementares aos números apresentados durante a reunião.

Ficou definido que os dados serão enviados aos conselheiros até esta sexta-feira (27), que deverão se manifestar até a próxima segunda-feira (30), quando os resultados devem ser divulgados. Conforme a legislação em vigor, 31 de março é a data-limite para o envio dos dados contábeis à Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

“Estamos atentos a esse momento adverso pelo qual passa não somente a Funcef, mas também outros fundos de pensão do país. Mesmo com as dificuldades enfrentadas pela Fundação, não há o menor risco de comprometimento do fluxo de pagamento dos benefícios aos aposentados e pensionistas. Devemos valorizar o que foi feito nesses últimos anos e promover ajustes, que façam com que os resultados sejam os melhores possíveis”, ressalta o conselheiro eleito deliberativo Antônio Luiz Fermino.

Divulgação dos dados

Na reunião do CD, o presidente da Funcef, Carlos Caser, informou que está sendo elaborado um plano de divulgação do balanço financeiro para esclarecer os participantes. Ele anunciou que no dia 13 de abril ocorrerá um encontro, no Teatro da Caixa, em Brasília, para apresentar os dados de 2014. O evento será transmitido online para as unidades da Caixa.

Outra ação já definida é a realização de um chat no dia 15 de abril.

Ainda de acordo com Caser, os números de 2014 serão divulgados no site da entidade e nas redes sociais. Na última segunda-feira (23), a Fundação lançou perfis oficiais no Facebook e no Twitter.

“É importante prestar esclarecimentos acerca de assuntos relacionados à administração dos planos de benefícios, assegurando a transparência e o diálogo com participantes e assistidos”, avalia o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira.

Fabiana Matheus, diretora de Administração e Finanças da Federação e ex-conselheira deliberativa eleita, completa: “as explicações são fundamentais para diminuir a divulgação de dados distorcidos, que têm confundido a todos. É com esse objetivo que o Fórum das Entidades Nacionais em Defesa da Funcef vai publicar, em abril, uma revista sobre a realidade da Fundação”.

Outros pontos

Além dos dados contábeis da Funcef, os conselheiros deliberativos debateram proposta de indicação de membros para os Conselhos de Administração e Fiscal de empresas nas quais a Fundação tem participações relevantes. O CD aprovou os nomes indicados.

Foi aprovada também resolução contendo retificações nas demonstrações atuariais, planos de custeio e pareceres atuariais dos planos de benefícios, relativas às avaliações de encerramento do exercício de 2014.

Na reunião anterior do CD, ocorrida no dia 4 de março, os conselheiros haviam aprovado alterações das premissas atuariais de todos os planos de benefício, visando adequar essas diretrizes, que impactam nos resultados financeiros, à massa de participantes.

Outro ponto aprovado pelo Conselho Deliberativo foi o calendário de reuniões ordinárias dos comitês de assessoramento técnico de Investimentos e de Qualidade de Informações Contábeis e de Auditoria para 2015.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram