Conselho de Usuários do Saúde Caixa reivindicam agendamento de nova reunião

Banco, mais uma vez, descumpre Acordo Coletivo e desrespeita conselheiros

O Conselho de Usuários do Saúde Caixa enviou um ofício à Gerência Nacional de Plano de Saúde (Gesap), na semana passada, para cobrar uma reunião extraordinária conforme previsto na ata da última reunião, realizada em dezembro de 2019. A reivindicação para o encontro já havia sido feita e após diversas reiterações, a Caixa retornou negando a realização da reunião.

Na última reunião do Conselho de Usuários do Saúde, a Caixa, mais uma vez, descumpriu o Parágrafo 9º da Cláusula 32ª do Acordo Coletivo de Trabalho e deixou de apresentar os relatórios atuarial com projeção para 2020 e financeiro referente ao exercício de 2019 para que os conselheiros eleitos pudessem avaliar o desempenho do plano, conforme prevê o Regimento Interno do Conselho.

A justificativa da Caixa foi de que a empresa contratada para a realização da projeção não conseguiu concluir o trabalho, o que ocorreria até meados de janeiro, comprometendo-se a apresentar os relatórios assim que estivessem disponíveis. Os eleitos concordaram na expectativa de que a Caixa fosse cumprir o compromisso.

Para a análise dos relatórios, seria necessária a realização de uma reunião extraordinária o quanto antes, não só pelo fato de que em conformidade com o ACT os documentos devem ser concluídos em novembro do próprio exercício, mas também porque os conselheiros eleitos estão encerrando seu mandato, e essa tarefa não pode ser transferida aos novos conselheiros eleitos, pois são responsáveis somente pelos movimentos de 2020 a 2022.

Diante de tamanho desrespeito, os eleitos encaminharam a correspondência, pedindo agendamento da reunião e avisando que, caso contrário, adotarão outras medidas cabíveis.

Os eleitos encaminharam também um manifesto em repúdio, não só a está última medida da Caixa, como a todos os empecilhos criados ao longo da gestão, na clara tentativa de inviabilizar os trabalhos dos representantes dos usuários. Clique aqui e aqui para acessar na íntegra as correspondências encaminhadas à Gesap.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram