Conheça os veículos de informação em que a Contraf confia

A sociedade brasileira vive hoje uma discussão sobre a mídia. Casos recentes como as eleições presidenciais de 2006 mostraram a tentativa frustrada da grande mídia de emplacar seu candidato e levaram a uma avaliação sobre o papel que a imprensa está desempenhando nas disputas de poder.

Nesse processo, os movimentos sociais tiveram um papel importantíssimo, denunciando a perseguição feita pela grande imprensa a tudo e todos que tenham ligações com ideais de esquerda. “Muitas vezes, princípios básicos do jornalismo são deixados de lado para defender interesses de grupos econômicos e atacar ações voltadas para as camadas mais pobres da população”, explica William Mendes, secretário de Imprensa da Contraf-CUT.

Mas nem tudo está perdido na imprensa. Diversos veículos, novos e já consolidados, têm assumido a missão de mostrar o que a grande mídia procura esconder. São revistas, sites e blogs que praticam o bom jornalismo, com “fidelidade canina à verdade factual”, nas palavras de Mino Carta, e sempre com um olhar que privilegia o desenvolvimento social e a diminuição da desigualdade social no país.

A Contraf-CUT, para participar desse debate, publica essa lista de publicações da imprensa alternativa que consideramos fonte de informação segura:

Revista do Brasil – www.revistadobrasil.net
Criada em parceria com diversos sindicatos cutistas, a revista faz jornalismo de qualidade com o viés do trabalhador. Ela é distribuída por sindicatos para seus associados e já oferece a possibilidade de assinatura. Além disso, todo o conteúdo da revista fica disponível em seu site.

Revista Fórum – www.revistaforum.com.br
Inspirada no Fórum Social Mundial, que começou em Porto Alegre e ganhou o mundo, a revista trata de política, economia e cultura do Brasil e América Latina pela ótica da construção de um novo mundo. A publicação está nas bancas de todo o país. O site possui matérias exclusivas. Na edição deste mês, a matéria de capa traz uma pesquisa acadêmica que comprova o golpismo da revista Veja, além de uma entrevista com Luís Nassif.

Carta Capital – www.cartacapital.com.br
Única revista semanal a crescer em circulação do último ano para este, a Carta Capital pratica jornalismo de qualidade a toda prova. É liderada por Mino Carta, um dos maiores nomes do jornalismo nacional. Ele mesmo mantém um blog no site da revista onde coloca diretamente suas opiniões, com texto impecável (blogdomino.blig.ig.com.br)

Caros Amigos – carosamigos.terra.com.br
Uma das principais publicações da imprensa alternativa do Brasil, a Caros Amigos traz artigos e reportagens profundos sobre temas atuais. A revista é facilmente encontrada em bancas de todo o país. Seu site possui conteúdos exclusivos.

Conversa Afiada – www.paulohenriqueamorim.com.br
O site mantido pelo jornalista Paulo Henrique Amorim teve seu contrato com o portal IG recentemente encerrado de forma abrupta e sem maiores explicações. Continua funcionando neste novo endereço e “com mais independência”, segundo o jornalista.

Luís Nassif – www.projetobr.com.br
O jornalista econômico mantém o site Projeto Brasil, onde discute os mais variados temas ligados ao desenvolvimento do país. As contribuições dos leitores são aproveitadas, aumentando a democracia do espaço. Um destaque é a série de reportagens sobre a revista Veja que Nassif tem feito, desmascarando a publicação.

Agência Carta Maior – www.agenciacartamaior.com.br
Também nascida do movimento que criou o Fórum Social Mundial, a Carta Maior reúne um excelente time de articulistas, com nomes como Emir Sader, Boaventura de Sousa Santos e Altamiro Borges.

Além, é lógico, do Portal do Mundo do Trabalho – www.cut.org.br

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram