Congresso Nacional dos Funcionários do BNB define pauta da campanha 2015

Participantes destacaram a importância da valorização do funcionalismo

Os bancários do BNB realizaram na sexta-feira (24) e sábado (25), em Recife (PE), o seu 21º Congresso Nacional, onde cerca de 120 participantes debateram e elencaram prioridades para pauta específica do funcionalismo, a ser negociada com o Banco durante a campanha salarial 2015.

A revisão do PCR, isonomia, ponto eletrônico, combate à terceirização, melhorias na Camed e Capef, luta por aumento real e a escolha de diretor representante no Conselho de Administração (Caref)estão entre as principais demandas específicas apontadas pelo funcionalismo

Durante a abertura do Congresso, na manhã do dia 24, os participantes destacaram a importância da valorização do funcionalismo do BNB, como principal instrumento para impulsionar o papel de desenvolvimento regional do Banco do Nordeste. Os congressistas prestaram ainda uma homenagem ao ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe, José de Souza, que faleceu em outubro do ano passado, em Fortaleza, quando veio participar da assinatura do acordo coletivo do BNB em vigência.

Painéis destacam bandeiras de luta

O painel I – Análise de conjuntura – foi apresentado pelo presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, e pelo secretário geral da Contraf-CUT, Carlos Souza. Ambos destacaram que o cenário econômico é difícil, mas que os bancos estão lucrando e têm totais condições de atender as justas reivindicações dos bancários. “O banco público que queremos não é aquele que disputa mercado com o Bradesco, mas um banco público que é comercial sim, mas que proporciona e impulsiona o desenvolvimento do País”, destacou Carlos Souza.

Já no painel sobre Campanha Salarial, o presidente da Fetrafi/NE e do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra, destacou a importância de construir uma pauta específica que contemple questões econômicas e sociais. “Não adianta pedir um índice fora da realidade e não lutar pela defesa do emprego, contra a terceirização e por melhores condições de trabalho”, analisa.

O painel informativo sobre saúde e previdência, destacou a atual situação da Camed e Capef. Participaram o presidente da Camed, Ocione Marques e o ex-presidente da AABNB, Miguel Nóbrega. Os demais grupos foram:: Remuneração e Emprego; Saúde e Previdência; Bancos Públicos e Organização e Mobilização.

“Nos dois últimos anos, a política implementada pelo BNB foi a de crescimento, abrindo mais de 100 agências e chamando mais de três mil concursados. Então, ouvir e ler na grande imprensa cearense que essa política está equivocada é muito preocupante. Mas não podemos nos deixar abalar, porque o Ceará, o Nordeste e o Banco tiveram crescimentos satisfatórios e sabemos que a nossa unidade nacional vai assegurar mais um ano de vitórias na nossa campanha salarial”, finalizou Tomaz de Aquino, diretor do Sindicato e coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB.

Confira algumas das deliberações do Congresso

Remuneração e Emprego

Revisão do PCR com 36 níveis;Isonomia;PLR Social linear de 5% do lucro líquido;Ponto eletrônico.


Saúde e Previdência

Melhorias na Camed e Capef, com redução de custos para associados;
Eleição de um diretor representante dos associados na Capef e Camed;
Combate ao assédio moral.

Bancos Públicos

Combate à terceirização; Operacionalização do Crediamigo e Agroamigo por bancários; abertura de imediato do processo de eleição para Conselheiro de Administração Representante dos Funcionários (Caref).

Organização e Mobilização

Luta pela continuidade da política de aumento real; seguir orientação da Conferência Nacional para modelo de PLR.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram