Comitê Paulista em Defesa da Caixa será lançado na sexta-feira (12)

A luta em defesa da Caixa 100% Pública, sua função social de banco público e dos seus empregados – ameaçados pela política neoliberal e privatista do governo Temer – ganhou reforço de peso na quarta-feira (10), quando ocorreu a reunião organizativa do Comitê Estadual de São Paulo em Defesa da Caixa Econômica Federal, na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. O lançamento público será no dia 12, na Avenida Paulista, quando a Caixa completa 157 anos.

     > Cartilha Em Defesa da Caixa
     > Cartilha Em Defesa dos Bancos Públicos

A reunião que consolidou a criação do Comitê reuniu diversas centrais sindicais; o sindicato; a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), as duas federações de bancários que atuam em São Paulo, Fetec-SP/CUT (Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito – São Paulo) e Feeb SP/MS (Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul); Apcef-SP (Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal de São Paulo); Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal); e associações representativas de segmentos de pessoal do banco. Também estiveram representados diversos movimentos sociais como, por exemplo, o de moradia.

“Todas as entidades presentes, que formam o Comitê Estadual de São Paulo em Defesa da Caixa, comprometeram-se com um extenso calendário de lutas, que tem início já no dia 12, aniversário da Caixa, com um grande ato na Avenida Paulista, que será o marco público de lançamento do nosso Comitê”, relata o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Dionísio Reis, que também é diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

“A pergunta que faremos no dia 12, quando a Caixa completa 157 anos, é se nós, empregados da Caixa, temos o que comemorar. Junto com os empregados estarão todos os movimentos sociais preocupados com o banco. O pessoal preocupado com o Minha Casa Minha Vida, com o FGTS. É na data de aniversário que vamos justamente pontuar a nossa preocupação em relação à Caixa 100% Pública”, acrescenta o presidente da Apcef/SP, Kardec de Jesus.

Dionísio lembrou que o ano de 2017 foi marcado por uma intensa luta em defesa da Caixa 100% Pública, que culminou com a vitória dos empregados e movimentos sociais com a retirada do texto do novo estatuto de um trecho que transformava o banco em sociedade anônima (S/A), o que abriria portas para a abertura de capital e a privatização da Caixa. Entretanto, alertou que as duas primeiras semanas do ano já trouxeram sinais claros de que a mobilização em defesa da instituição e seus empregados deve se intensificar ainda mais.

“Já são diversos ataques em 2018. O governo não fez aportes na Caixa como deveria. Por outro lado, a imprensa noticiou que Temer vai utilizar recursos do banco para aprovar a famigerada reforma da Previdência. Em poucos dias, já vemos sucessivos ataques à Caixa 100% Pública, sua função social, importância política e aos empregados. Por isso a luta deve se intensificar. O Comitê Estadual nasce justamente para consolidar ainda mais a nossa unidade e aumentar a mobilização”, destaca.

     Termo de criação do Comitê Estadual de São Paulo em Defesa da Caixa

Caixa em São Paulo
No estado de São Paulo, somente Banco do Brasil e Caixa operam 26,5% do total de crédito ofertado. A Caixa, em 2016, pagou mais de R$ 2,6 bilhões em benefícios do Bolsa Família a 1.480.090 famílias, 8,8% da população paulista. Só via programa Minha Casa Minha Vida, operado pela Caixa, foram 883 mil unidades contratadas e 600 mil entregues no estado, resultado de um investimento de R$ 76 bilhões.

Novo ato
No dia 18, os empregados da Caixa e movimentos sociais retornam à Avenida Paulista para um novo grande ato em defesa da Caixa 100% Pública, da sua função social e dos seus empregados. Será feita distribuição de cartilhas e informativos ao longo de toda a via sobre a importância do banco público para a sociedade e pela valorização dos bancários.

O Sindicato convida todos os empregados da Caixa a participar da mobilização.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram