Comissão Eleitoral do Banesprev rejeita pedido de impugnação de votos

Em reunião realizada na tarde de quarta-feira, dia 2, a Comissão Eleitoral do Banesprev analisou o recurso requerendo a anulação das eleições ou, subsidiariamente, a impugnação dos votos enviados pelo correio após a data limite do edital (15 de fevereiro).

O pedido de impugnação foi apresentado pela chapa Mãos dadas pelo Banesprev, que elegeu dois membros efetivos (Paulo Salvador, no Conselho Administração, e Shisuka Sameshima, no Comitê de Investimentos) e dois suplentes, que também têm assento na gestão (Márcia Campos, no Comitê de Investimentos, e Rita Berlofa, no Conselho de Administração).

No final da reunião, os cinco membros da Comissão Eleitoral que representam a Afabesp, o Banesprev e o Santander votaram juntos contra o recurso, ao contrário do representante da Afubesp.

Motivo para pedir impugnação

O recurso deve-se ao fato de todos os votos por carta-resposta recebidos até o dia 22 de fevereiro terem sido aceitos no processo eleitoral, enquanto os eleitores que optaram por votar pela internet (39,08% dos votos) só puderam exercer o direito até o dia 15 de fevereiro.

A tendência da votação pela internet, que deu a virada histórica nas eleições ao grupo Mãos Dadas Pelo Banesprev, provavelmente teria se mantido por mais uma semana, alterando completamente os resultados finais do pleito. Na Diretoria Financeira, por exemplo, a diferença nos votos incorretamente validados foi de apenas 262.

Para os candidatos do grupo Mãos Dadas pelo Banesprev, o mais justo seria refazer todo o processo sem prejuízo para qualquer tipo de voto (pelo correio ou internet).

Ainda que fossem anulados apenas os votos com data de postagem posterior ao encerramento oficial, como previa o regulamento das eleições, mais três candidatos teriam conquistado cargos efetivos (Walter Oliveira, na Diretoria Financeira, Márcia Campos, no Comitê de Investimentos e Rita Berlofa, no Conselho de Administração).

Infelizmente, numa manobra para manter um resultado que lhes parece interessante, independentemente da vontade dos eleitores, cinco membros da Comissão Eleitoral rejeitaram o recurso, contra um voto a favor do representante da Afubesp.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram