Começa programação do 28 de abril em Pernambuco

Hoje, 24 de abril, começam as atividades para lembrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Doenças e acidentes de Trabalho: 28 de abril. A partir das 8 horas, haverá entrevista coletiva com a participação do Secretário Estadual de Saúde Dr. Jorge Gomes e do Coordenador Estadual da Saúde do Trabalhador. Serão apresentados o Perfil dos Acidentes e Doenças relacionadas ao Trabalho no Hospital da Restauração. Às 9 horas, tem início o Seminário sobre Desenvolvimento, Saúde e Segurança no Trabalho. Em debate: Desenvolvimento Econômico em Pernambuco e os Impactos na Saúde do Trabalhador, com a participação coordenador da Saúde do Trabalhador no Ministério da Saúde, Marco Perez. E Aposentadoria Especial, com participação do coordenador-geral do Departamento de Políticas de Saúde Ocupacional do Ministério da Previdência Social, Sr. Domingos Lino, e do representante da COMPREVI -Carteira de Previdência Complementar, Márcio Rocha.

No dia 28, coordenadores dos Centros de Atenção à Saúde do Trabalhador traçam um perfil dos acidentes e doenças relacionados ao trabalho, e sua relação com as categorias e ocupações. Pedro Camurça, do Cerest-Recife expõe os dados municipais na Câmara, a partir das 9 horas. Gildázio Moura, coordenador do centro estadual, traça o mapa dos agravos em Pernambuco na Assembléia Legislativa, às 15 horas. À noite, a partir das 18 horas, a rua da Aurora, se enche de velas, acesas por dirigentes sindicais e militantes da área de saúde do trabalhador. São marcas da memória das vítimas de acidentes de trabalho.

Este ano, além de denunciar o abandono a que os trabalhadores estão expostos no que diz respeito a saúde e segurança no trabalho, foi incorporada nas atividades a luta pela redução de jornada. Além de gerar empregos, a medida reduz a carga de trabalho e o tempo de exposição aos fatores de risco. Significa, portanto, mais saúde para o trabalhador.

A OIT – Organização Internacional do Trabalho estima que, no mundo, 6.000 trabalhadores morrem a cada dia devido a acidentes e doenças relacionadas com o trabalho.Mais de 2.800 trabalhadores morrem por ano devido aos acidentes de trabalho no Brasil. Em 2006, aconteceram 503mil acidentes de trabalho; um acidente a cada 5 minutos e uma morte a cada três horas. Detalhe: os números acima, obtidos da Previdência Social, contabilizam apenas os acidentes e mortes sofridas pelos trabalhadores com carteira de trabalho assinada. Com a implantação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário, o registro das doenças passou a ser mais real. O crescimento foi de 134% na notificação dos acidentes de trabalho.

Em Pernambuco, o INSS, no triênio 2004-2006 registrou mais de 30 mil acidentes de trabalho, envolvendo 264 mortes, quase 1.000 casos de incapacidade permanente e 1.700 doenças. Dentre os acidentes com vítimas fatais, foram investigados 126 casos e realizado o embargo em 122 obras. Além de 246 interdições de estabelecimento, setor de serviço, máquina ou equipamento que comprovaram o risco grave para os trabalhadores.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram