Comando tem a primeira negociação com o BNB, dentro da Campanha 2015

Trabalhadores cobraram a contratação imediata dos concursados

Nesta quinta-feira (10), a Contraf-CUT, assessorada pela Comissão Nacional dos Funcionários do BNB se reuniu com diretores do Banco, na primeira negociação específica, visando o acordo 2015/2016. Foram apresentadas à representação do BNB, as cláusulas sobre isonomia, incorporação de função, ponto eletrônico, equiparação de função, reintegração dos demitidos e terceirização. As negociações dessa primeira rodada continuam amanhã, sexta-feira (11).

Isonomia

Os representantes dos trabalhadores enfatizaram que o tratamento isonômico é importante e essa luta vem desde 2003, com avanços, mas queremos mais, como a licença prêmio para todos; o anuênio para os novos. E que as ausências abonadas (abono assiduidade) sejam colocadas na SIN Pessoal, bem como o empréstimo de férias. O Banco vai analisar a solicitação. A Contraf-CUT, por sua vez, ressaltou que vai continuar insistindo nessas reivindicações.

Ponto eletrônico

A Contraf-CUT cobrou também uma posição do Banco quanto à instalação definitiva do ponto eletrônico, para controle e garantia de jornada. A direção do Banco informou que até o final deste ano todas as unidades estarão definitivamente com o ponto eletrônico instalado.

Atualmente, algumas unidades estão em teste o ponto que é feito na própria estação de trabalho, a partir do login do funcionário. A Fetrafi/NE reafirmou a conquista do ponto eletrônico, para garantir o cumprimento da jornada de 6 horas dos bancários. Esse tema voltará a ser debatido na próxima negociação com o BNB no dia 17/9.

Reintegração dos demitidos

A representação dos trabalhadores lembrou que o desligamento de cerca de 70 funcionários na “Era Byron” foi traumático e sua reintegração ao corpo funcional do banco teria impacto mínimo, além disso pode ser feito em Acordo Coletivo. A direção do BNB enfatizou que os desligamentos foram com ato jurídico perfeito. O assunto será analisado pelo Banco.

Terceirização

Os representantes dos bancários reivindicam a contratação dos concursados, compromisso assumido pelo BNB no Acordo Coletivo de 2014, de ampliar em 1.300 novos bancários. O Banco reconhece que não houve esse acréscimo de novas contratações. Informou que hoje o BNB tem 7.330 funcionários e o teto solicitado ao Dest é de 8.450, e ainda depende de uma portaria autorizando.

Informou ainda, que serão abertas 28 novas agências no Nordeste. Por sua vez, a Contraf-CUT reivindicou clausular a contratação do pessoal que falta, para completar a pedida do Acordo Coletivo do ano passado, ou seja, os 1.300 novos bancários.

Estiveram presentes na negociação com o BNB, representando os trabalhadores, o diretor de Políticas Sindicais da Contraf-CUT, Gustavo Tabatinga; o presidente da Fetrafi/Ne, Carlos Eduardo Bezerra; e dirigentes dos Sindicatos do Ceará, Piauí, Alagoas, Pernambuco e Bahia, que compõe a base da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB.

A segunda negociação específica com o BNB será no dia 17/9, em São Paulo, sobre os temas Igualdade de Oportunidades e Remuneração.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram