Comando Nacional se reúne com a Fenaban nesta 2ª feira

Representação dos bancários vai dar continuidade às negociações sobre a manutenção da atual jornada de trabalho da categoria e a MP 936

O Comando Nacional dos Bancários se reúne, por videoconferência, com a Federação Nacional dos Bancos na tarde desta segunda-feira (8) para dar continuidade às negociações sobre medidas de prevenção à Covid-19 e tratar sobre a manutenção da atual jornada de trabalho dos bancários.

No dia 28 de maio, a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 936/2020, originalmente editada para instituir o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda e dispor sobre medidas trabalhistas complementares para enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6/2020. Os deputados mudaram o texto e incluíram uma alteração na redação do parágrafo segundo do artigo 224 da CLT, que trata da jornada de trabalho dos bancários.

“Em dezembro de 2019 assinamos um aditivo à nossa CCT que proíbe qualquer alteração na jornada da categoria”, disse a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Juvandia Moreira, que é uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários. “As alterações aprovadas vão muito além de políticas emergenciais necessárias, elas trazem modificações na legislação trabalhista cuja urgência e oportunidade inexistem”, completou.

Negociações

A categoria foi a primeira a constituir negociações com o patronato para discutir medidas para a prevenção da saúde dos trabalhadores em meio à pandemia. Diversas reivindicações foram atendidas pelos bancos, entre elas a liberação de cerca de 300 mil bancários, que foram mandados para casa para realizar trabalho home office, ou dispensados de suas tarefas por fazer parte de grupos de risco à doença.

Acompanhe nosso site para mais informações sobre os resultados da reunião.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram