Com aumentos da Selic, bancos aumentaram juros em julho, diz BC

As taxas de juros do crédito do sistema financeiro subiram em julho, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Banco Central (BC). A taxa para as famílias (pessoas físicas) subiu 0,9 ponto percentual para 25,1% ao ano, de junho para julho. A alta para as empresas (pessoas jurídicas) chegou a 0,3 ponto percentual para 14,4% ao ano.

Nas operações de crédito com recursos livres, a alta chegou a 1,4 ponto percentual para 36,2% ao ano para as pessoas físicas, e a 0,6 ponto percentual para 20% ao ano para as empresas.

No crédito com recursos direcionados (empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados, basicamente, aos setores habitacional, rural e de infraestrutura) a taxa ficou estável para as empresas, em 7,4%, e subiu 0,1 ponto percentual para as famílias, ao alcançar 6,8% ao ano.

Segundo o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, a alta é devido aos aumentos da taxa básica de juros, a Selic. “As taxas de juros cresceram no mês em linha com o ciclo de política monetária”, disse.

A inadimplência (atrasos superiores a 90 dias) de todo o sistema financeiro ficou estável para as famílias em 5% e caiu 0,1 ponto percentual para as empresas ficando em 2%. A taxa média de inadimplência de empresas e famílias caiu 0,1 ponto percentual para 3,3%, o menor nível da série histórica iniciada em 2011.

A inadimplência do crédito com recursos livres também ficou estável de junho para julho para empresas (3,5%) e famílias (7,2%).

O estoque total de crédito do sistema financeiro chegou a R$ 2,545 trilhões em julho com crescimento de 0,6% no mês e 16,1%, em 12 meses. Esse saldo representou 55,1% de tudo o que o país produz – Produto Interno Bruto (PIB). Em junho essa relação estava em 55,2% e em julho do ano passado, em 51,1%.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram