Coletivo de Segurança Bancária discute pautas para reunião com a PF

O Coletivo Nacional de Segurança Bancária se reúne na Contraf-CUT, em São Paulo, nesta terça-feira (25), para debater, entre vários temas, a participação na 106ª Reunião da Comissão Consultiva para Assuntos da Segurança Privada (CCASP), marcada para a próxima quarta-feira (26), na sede da Polícia Federal (PF), também na capital paulista.

A CCASP é um fórum consultivo, que conta com representações do governo, bancários, através da Contraf-CUT, vigilantes e entidades patronais, como a Febraban. Na última reunião, em maio, a PF aplicou multas no valor de R$ 11,4 milhões a 19 bancos, em razão do descumprimento da lei federal nº 7.102/83 e das portarias da Polícia Federal. Os processos contra bancos são abertos pelas Delegacias Estaduais da PF (Delesp), a partir da fiscalização anual do plano de segurança dos estabelecimentos e das denúncias de irregularidades que podem ser também encaminhadas pelas entidades sindicais.

Mas na última reunião os trabalhadores foram surpreendidos pela publicação da portaria 485, do Ministério da Justiça, a qual determina que a CCASP não avaliará mais os processos presencialmente, tampouco irá proferir voto sobre a punição das instituições financeiras que descumprem a lei.

Para o coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Gustavo Tabatinga, essa nova medida gera preocupação. ” Não podemos aceitar que estas modificações prejudiquem a segurança dos bancários e também dos clientes. Os bancos desconsiderando a existência dos normativos nacionais de segurança bancárias e agem de má-fé reiteradamente, sempre são multados pela polícia federal e continuam desrespeitando as leis de segurança”, explica Gustavo, que também é secretário de Políticas Sindicais da Contraf-CUT.

“Vamos discutir este assunto no nosso Coletivo, além tratar das principais demandas dos bancários na área de segurança”, conclui.

Agenda

26/08 – 9h – 106ª reunião da Comissão Consultiva para Assuntos da Segurança (sede da PF em São Paulo).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram