Coletivo de Saúde da Contraf/CUT define propostas para campanha salarial

Aconteceu nesta terça-feira dia 15, reunião do Coletivo de Saúde da Contraf/CUT. O encontro, ocorrido na sede da confederação, reuniu representantes das federações para debater as propostas do setor de saúde para a 10ª Conferência Nacional dos Bancários e a realização do 4º Encontro Nacional de Saúde do Trabalhador Bancário, que ocorrerá no dia 25, dentro da conferência.

O encontro definiu os temas que estarão no foco dos debates do encontro nacional. Entre eles, estarão os efeitos das políticas de cobrança de metas sobre a saúde do trabalhador e o banco de dados nacional de saúde do trabalhador bancário, em fase de elaboração pela Contraf/CUT.

Além disso, foram definidas hoje algumas propostas que serão discutidas no encontro para que façam parte das reivindicações da Campanha Nacional dos Bancários como eixos do setor de saúde. São elas:
– Combate ao assédio moral, à violência organizacional e às metas abusivas.
– Isonomia de tratamento entre trabalhadores afastados por motivo de saúde e bancários na ativa.
– Prevenção de doenças de origem ocupacional / Reabilitação profissional.

Foi tirada também na reunião de hoje proposta de realização de uma Semana em Defesa da Saúde e Condições de Trabalho do Bancário, com mobilizações específicas sobre o tema. A proposta será adaptada ao calendário definido para a campanha salarial.

Minuta

As federações que ainda não o fizeram, deverão encaminhar par a Contraf/CUT propostas para a campanha e eventuais adendos ou alterações às cláusulas de saúde da minuta mínima unificada impreterivelmente até o dia 23 de julho. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 24, às 11h, para sistematizar a proposta e finalizar a organização do encontro.

Para Plínio Pavão, secretário de Saúde da Contraf/CUT, a participação de todas as entidades é muito importante. “Nos últimos anos temos pautado o debate da saúde na campanha, mas precisamos consolidar esse processo. Por isso a participação das federações é essencial para que possamos construir propostas que atendam ao interesses dos bancários de todo o país”, sustenta.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram