Citibank vai comandar privatizações de Serra

O Citibank foi o banco escolhido para assessorar o governo do Estado de São Paulo no processo de privatização das estatais paulistas. Foram abertos ontem os envelopes de três concorrentes contendo as propostas de comissão para avaliar o valor de diversas empresas do governo englobadas no chamado serviço B, que inclui a Nossa Caixa, a companhia elétrica Cesp e a empresa de saneamento Sabesp, e prepará-las para serem privatizadas. O Citibank venceu por ter oferecido a menor delas, de 0,08% do valor arrecadado com a eventual venda de participações minoritárias ou controle acionário das companhias.

O Banco Fator já havia vencido a concorrência para o serviço A, que envolve 18 estatais. O Sindicato, aliado a diversas entidades representantes dos trabalhadores ameaçados pelo planos, realizou protestos contra a nova onda de privatização tucana que se avizinha.

O governador tentou negar a sua intenção, alegando que tenta apenas levantar o valor das empresas e ironizando os pretestos. “Sabemos o histórico tucano e que o governador busca freneticamente recursos para colocar em prática seus objetivos políticos e sabemos também que o governador tem maioria na Assembléia Legislativa, podendo, a seu gosto, mudar qualquer lei restritiva a seus planos privatistas. Por isso vamos nos manter em guarda para proteger o patrimônio público de suas garras”, diz a diretora do Sindicato e funcionária da Nossa Caixa Raquel Kacelnikas.

Segundo matéria do jornal Valor Econômico publicada nesta quinta, 18, é dada como certa a venda integral da Cesp, e que também estariam nos planos ofertas públicas de ações da Nossa Caixa e da Sabesp. Segundo o jornal, o governo não quer dar publicidade aos planos de venda das estatais por razões políticas, para evitar críticas de adversários em relação às privatizações.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram