Chapa Banesprev Somos Nós tira dúvidas e votação inicia neste domingo

Walter Oliveira, Sérgio Godinho, Vera Marchioni, Camilo e Eric Nilson

Algumas horas de informações objetivas em meio ao mar de boatos que são difundidos diuturnamente. Assim foi o encontro de participantes do Fundo Banespa de Seguridade Social (Banesprev) na tarde de quarta-feira (25), no auditório do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Os integrantes da Chapa Banesprev Somos Nós apresentaram dados e tiraram as dúvidas mais diversas sobre o fundo de pensão, cujas eleições começam neste domingo (1º) e se estenderão até 15 de março pela internet ou pelo correio.

O evento foi coordenado pelo secretário-geral da Afubesp e candidato ao Conselho Deliberativo, Walter Oliveira, e pela diretora do Sindicato e candidata ao Comitê Gestor do Plano II, Vera Marchioni.

Tirando dúvidas

Grande parte dos questionamentos dos colegas são referentes à saúde financeira dos planos dos quais são participantes – em especial o Plano II, que passa por déficit e é alvo de campanha de desinformação sobre sua situação.

Segundo Walter, atual integrante do Comitê Gestor do Plano II, apesar dos boatos da não existência de déficit no plano, não há argumentos contra provas. “Muita gente tem ligado e afirmado que entrarão com ação para recuperar o dinheiro. Isso é absurdo”, ressalta. Estão sendo pagos R$ 983 milhões de déficit relativos a 2011 e 2012 em rateio entre participantes e patrocinador (contribuições extraordinárias), e ainda há R$ 700 milhões de 2013 e 2014 a serem equacionados.

Ainda que a situação seja crítica, o dirigente da Afubesp tranquiliza: “Estamos em turbulência, mas vamos conseguir pousar esta nave. Para isso, temos de pensar coletivamente neste momento, não individualmente”, enfatizou, referindo-se as decisões difíceis que poderão ser tomadas pelos participantes para o controle do problema. Além disso, caso os participantes resolvam entrar com processos individuais o plano passará a correr risco de insolvência.

Ainda sobre as consequências do déficit milionário, Vera Marchioni (integrante eleita do Comitê Gestor do Plano II), destacou a importância da participação dos colegas nos assuntos do fundo. “Não há risco de não receber as complementações, mas precisamos acompanhar de perto como é feito o investimento para que recebamos até o fim da vida. Temos de brigar pelos nossos direitos”, ressaltou.

De acordo com Vera, conquistas como a criação dos Comitês Gestores “não caíram do céu”, e sim, foram resultado de luta. O Banesprev, segundo os dirigentes, possui uma característica que o destaca dos demais fundos, que é a transparência tal como a possibilidade de o participante escolher quem representará seus interesses.

Mais reuniões

Mais debates sobre o Banesprev estão sendo realizados pelo interior de São Paulo e outras localidades. Dirigentes da Afubesp e candidatos da chapa Banesprev Somos Nós percorreram nos últimos dias as cidades de Barretos, Votuporanga, Santos, Assis, Tupã, Dracena, São José do Rio Preto e Rio de Janeiro para conversar sobre a situação do fundo e esclarecer as dúvidas dos participantes.

Encontros em outras cidades também serão organizados, a fim de envolver a maior quantidade de colegas na importante discussão.

Vote nos candidatos da Chapa Banesprev Somos Nós

A Afubesp e o movimento sindical apoiam a Chapa Banesprev Somos Nós, formada por Camilo Fernandes e Walter Oliveira para o Conselho Deliberativo, e em Sérgio Godinho, Vera Marchioni e Eric Nilson para o Comitê Gestor do Plano II.

São candidatos com longa trajetória de lutas e conhecimento de realidade do Banesprev, e possuem compromisso com a defesa dos direitos dos participantes.

Como votar

O Banesprev enviou à residência dos participantes envelope no qual consta cédula de votação para quem deseja votar via Correios e instruções de como proceder para o voto pela internet.

O voto mais garantido é via internet por ser mais ágil, uma vez que da outra forma pode ocorrer extravio da correspondência ou não chegar a tempo.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram