Centrais chamam todos para atos unificados de 1º de Maio

Classe trabalhadora se mobiliza para o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora em todo o Brasil

Com atos unificados em todo o país, as centrais sindicais avaliam que o 1º de Maio deste ano será um marco histórico na luta da classe trabalhadora brasileira, que “vai celebrar a sua maior conquista dos últimos anos: Lula, um governante democrático, na Presidência da República”, como disse o presidente da CUT, Sérgio Nobre.

No novo cenário político, observou Nobre, “a classe trabalhadora – que resistiu, lutou e agora pode respirar, ter esperança – voltou a ser ouvida e respeitada, voltou a ser protagonista e a participar das decisões dos rumos do país”.

Para a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e vice-presidenta da CUT, Juvandia Moreira, “nossa presença nas manifestações é decisiva, pois estamos num momento de reconstrução do país. Após o golpe de 2016 contra a presidenta Dilma e um governo de trevas, que atacava sistematicamente os direitos dos trabalhadores, temos uma pauta fundamental para o movimento sindical, para a sociedade e para a garantia da democracia, que só com nossa luta será conquistada”.

A dirigente também ressalta a importância simbólica da data. “Os atos em 1º de Maio são sempre importantes para fortalecer a luta de todas as categorias. Temos muitas reivindicações: precisamos de mais emprego de qualidade e renda, de garantia de direitos, da valorização do salário-mínimo e de novas conquistas”, afirmou.

Além das pautas trabalhistas, Juvandia lembra que o 1º de Maio deste ano será importante para outras reivindicações de interesse da sociedade. “Também vamos protestar contra os juros altos e defender a igualdade de gênero, a democracia e o fortalecimento das empresas públicas, que são um patrimônio do povo brasileiro. Por isso, vamos todos aos atos deste Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, para mostrar que estamos unidos por um Brasil inclusivo, justo, democrático, humano e com oportunidades para todos”, completou.

Informações atualizadas

Informações atualizadas sobre o 1º de Maio estão sendo postadas nas páginas das centrais no Instagram, no Facebook e no Twitter.

Grande ato em São Paulo

O ato nacional será em São Paulo, no Vale do Anhangabaú, a partir das 10h, com a participação de Lula e de lideranças populares e sindicais. Na parte artística, vão se apresentar Zé Geraldo e Leci Brandão, além de diversos outros cantores.

Confira as medidas de segurança que devem ser seguidas para participar do evento.

Em tempo real

A CUT vai transmitir uma live com informações dos atos, das 11h às 17h (horário de Brasília). O programa vai ao ar pelas páginas da CUT no YouTube e no Facebook.

De norte a sul

O 1º de Maio será realizado nas principais cidades do país pela CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST, CSB, Pública e Intersindical, pelo quinto ano consecutivo. O tema de 2023 é “Emprego, direitos, renda e democracia”, com 15 pautas prioritárias, detalhadas no vídeo abaixo.

Confira neste link o local, a data e o horário das atividades em todo o Brasil.


Leia também

>>>>> 1º de Maio faz parte da história da classe trabalhadora no mundo

>>>>> Agenda dos atos de 1º de Maio está definida

>>>>> No 1º de Maio, trabalhador vai celebrar vitória da democracia

>>>>> 1º de Maio: grande ato será no Anhangabaú

>>>>> 1º de Maio destaca 15 pontos de interesse do trabalhador

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram